Vitória! Circo Hadi Shrine não explorará mais elefantes em suas apresentações

Vitória! Circo Hadi Shrine não explorará mais elefantes em suas apresentações
© iStock.com/Gilitukha

Vitória! Após uma expressiva campanha da PETA, que incluiu mais de 250 mil e-mails de nossos apoiadores, incansáveis protestos e cartas a patrocinadores, o Circo Hadi Shrine deixará de explorar elefantes em suas apresentações. Esta é uma ótima notícia para os elefantes, que não serão mais forçados a se apresentar no circo sob a constante ameaça de punições.

Expositores abusivos e vidas arruinadas: de onde veio a má reputação do circo Hadi Shrine

O circo Hadi Shrine tem um histórico de contratar expositores notoriamente crueis que mantêm elefantes acorrentados e abusam deles com aguilhões — armas que se assemelham a um espeto de lareira com um gancho afiado em uma extremidade. O circo Carson & Barnes, cujo histórico assustadoramente extenso de abuso de animais inclui citações por mais de 100 violações da Animal Welfare Act (ou Lei Federal de Bem-Estar Animal), foi um dos expositores que forneceu os animais para o Hadi Shrine. Registros em vídeo de um treinador veterano do Carson & Barnes inclusive o mostram instruindo outros treinadores a afundar os ganchos na carne dos elefantes e torcê-los até que os animais gritem.

Como a PETA causou um alvoroço pelos elefantes explorados

A PETA trabalhou incansavelmente para pressionar o Hadi Shrine a parar de usar elefantes e outros animais em seu circo. Rodamos anúncios de TV mostrando treinadores espetando elefantes com aguilhões, enviamos cartas exigindo que o circo optasse por apresentações sem animais e organizamos manifestações chamativas na entrada dos eventos do circo. Na noite de gala do Hadi Shriners de 2023, um apoiador da PETA invadiu a festa e brandiu um cartaz declarando: “Hadi Shriners apoiam abusos contra os animais”. Ativistas da região também realizaram protestos.

Vitória! Circo Hadi Shrine não explorará mais elefantes em suas apresentações

Depois de ouvir o que a PETA tinha a dizer, muitos dos principais patrocinadores do Hadi Shrine, incluindo PPG Industries, DSM, Jagoe Homes e Polyram Plastic Industries, cortaram laços com o circo. A Sherwin-Williams também aconselhou seus grupos empresariais locais a se abster desses tipos de patrocínios no futuro.

Essa decisão monumental significa que o circo Hadi Shrine não está mais entre os últimos circos que ainda exploram elefantes em seus atos. No entanto, nosso trabalho está longe de terminar. A PETA continuará a protestar em nome dos elefantes que vivem na enganosa Endangered Ark Foundation, operada pela Carson & Barnes. Nas instalações da fundação, no estado americano de Oklahoma, acorrentam-se elefantes criados e explorados para lucrar por meio de fotografias alimentando-os em público e outras formas de entretenimento.

Não deixe de agir pelos elefantes e outros animais usados em circos

Os elefantes são animais altamente sociais e inteligentes, que estabelecem amizades significativas e sofrem com a morte de seus entes queridos. Estes animais sensíveis não querem ser usados como adereços para shows com animais. Exija que os circos Shrine parem de usar animais nos seus espetáculos.

É hora de agir!

Por Elena Waldman / Tradução de Alda Lima

Fonte: Peta

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.