Onça-parda atropelada é levada para hospital, em São José do Rio Preto, SP

Onça-parda atropelada é levada para hospital, em São José do Rio Preto, SP
Onda-parda é levada para cirurgia (Foto: Marco Antonio dos Santos)

Uma onça-parda, resgatada após ser atropelada, foi levada na manhã desta quarta-feira para o Hospital Veterinário da Unirp, onde passará por uma cirurgia.

O animal sofreu um trauma na região do tórax e fraturas na escápula e cauda. Na época do atropelamento, não havia indicação de cirurgia. A expectativa era de que as fraturas se consolidassem em 40 dias, porém a fratura óssea na escápula não se consolidou e após nova avaliação e exames, recebeu indicação de cirurgia, com colocação de uma placa de fixação e pinos de aço cirúrgico. Essa operação tem como foco a total reabilitação do animal e sua reinserção na natureza.

Após o atropelamento, a onça foi levada ao Zoológico de Rio Preto, em quarentena. Para fazer o transporte até o hospital, o animal precisou ser sedado.

Histórico do animal

O animal que é adulto, macho e pesa cerca de 46 quilos, foi resgatado pela Polícia Militar Ambiental no dia 6 de novembro último, na região de Barretos, após ter sido vítima de atropelamento. A onça, inicialmente, passou por tratamento e estabilização no Hospital Veterinário da Unirp, e depois foi transferida, no dia 13 de novembro, para o Bosque Zoológico Municipal, onde ficou em quarentena recebendo tratamento para reabilitação.

Naquele momento, apesar de um trauma na região do tórax e fraturas na escápula e cauda, não havia indicação de cirurgia. A expectativa era de que as fraturas se consolidassem em 40 dias, porém a fratura óssea na escápula não se consolidou e após nova avaliação e exames, recebeu indicação de cirurgia, com colocação de uma placa de fixação e pinos de aço cirúrgico. Essa operação tem como foco a total reabilitação do animal e sua reinserção na natureza.

Caso de sucesso

Além desse animal que passará por cirurgia, o Bosque Zoológico Municipal de Rio Preto abriga atualmente outra onça da mesma espécie, que passou por cirurgia parecida e está em fase final de recuperação. A onça-parda, do sexo feminino foi encaminhada ao Hospital Veterinário da Unirp pela Polícia Ambiental, em 27 de agosto de 2017, com a idade estimada em 60 dias e com o histórico de ter sido atingida por uma colheitadeira em um canavial no Município de Planalto. Um outro filhote foi encontrado junto, totalmente mutilado por inúmeros cortes e fraturas, causados pela máquina e não foi possível salvá-lo.

Na onça filhote sobrevivente, foi constatada, através do exame clínico e radiográfico, fratura no úmero esquerdo e no dia 29 de agosto foi realizada a cirurgia, muito bem sucedida, com colocação de implante de uma placa para redução e estabilização da fratura. Esta onça foi encaminhada ao Bosque Zoológico Municipal de São José do Rio Preto em 29 de outubro de 2017, para passar por período de readaptação e recuperação da cirurgia realizada no Hospital Veterinário da Unirp, visando a sua reintrodução ao habitat natural.

Espécie e hábitos

A onça-parda (Puma concolor) é um mamífero da família Felidae, nativo do continente americano. É conhecida popularmente como suçuarana, leão-baio, onça-vermelha e puma. É um animal solitário e apresenta hábito de vida noturno. Porém, embora mais raramente, durante o dia também costuma caçar. O habitat desta espécie animal no Brasil é formado, principalmente, por caatinga, pantanal e cerrado que é a vegetação típica da região de Rio Preto. O animal adulto pesa entre 45 e 70 quilos e mede entre 1,70 e 2,10 metros de comprimento. A onça-parda é carnívora e se alimenta, principalmente, de pequenos mamíferos, aves e roedores de pequeno porte. Em seu habitat e preservado, os animais desta espécie vivem, em média, 20 anos.

Fonte: Diário da Região

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *