Pernambuco recebe animais silvestres resgatados no Ceará

Pernambuco recebe animais silvestres resgatados no Ceará
CPRH recebe animais silvestres repatriados do Ceará (Foto: Ciro Rocha/CPRH)

O Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), vai monitorar animais silvestres resgatados no Ceará. Há no grupo bichos vítimas do tráfico e também uma preguiça que foi encontrada andando perto de Fortaleza, cerca de 700 km longe do habitat. Eles foram trazidos para Pernambuco por serem típicos de biomas daqui, além de o estado ter áreas mais adequadas para a soltura.

A preguiça e outros 15 animais silvestres, entre aves e jabutis, foram entregues à CPRH no final da tarde de terça-feira (11). A preguiça, uma fêmea adulta, foi encontrada, há três semanas, andando próxima a uma praça de Eusébio, município da Região Metropolitana de Fortaleza.

Ela estava com ferimento numa das mãos e foi recolhida pela Polícia Ambiental. A corporação a encaminhou ao Centro de Triagem Animais Silvestres (Cetas) de Fortaleza, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama).

O bicho chamou atenção na cidade, por tratar-se de um mamífero de movimentos lentos, sem ocorrência no Ceará. Não é uma espécie considerada em extinção, mas enfrenta muitos problemas para sobreviver pela perda do habitat.

Entre os demais repatriados, sendo sete jabutis-piranga, quatro periguitões-maracanãs e quatro jandaias-verdadeira, há animais apreendidos em ações de fiscalização contra o tráfico e outros entregues voluntariamente a agentes ambientais cearenses. Todos passaram por um período de tratamento no Cetas do Ibama em Fortaleza, antes de enfrentarem os 778 quilômetros da viagem para o Recife.

Os animais foram repatriados para Pernambuco porque são típicos de áreas de Mata Atlântica, bioma não encontrado completamente no estado vizinho. No caso específico dos jabutis, a razão é porque há áreas de solturas dessa espécie de jabuti monitoradas pela CPRH no sertão pernambucano, inclusive com a ocorrência recente de reproduções.

Para sobrevivência das espécies, os animais silvestres devem ser soltos em áreas onde terão mais condições de reprodução. Depois que passarem pelos cuidados na CPRH, eles serão devolvidos à natureza.

Fonte: Diário de Pernambuco

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *