600 animais silvestres são resgatados na BR-163, em SC

600 animais silvestres são resgatados na BR-163, em SC
Tatus e cuícas foram alguns dos animais resgatados. Fotos: divulgação

Mais de 600 animais silvestres, entre roedores, aves, mamíferos e anfíbios, foram resgatados durante obras na BR 163, no oeste catarinense. Os dados foram registrados entre o período de abril de 2022 e novembro de 2023.

A rodovia entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira recebe obras de restauração. Entre os serviços está a construção de cinco passa-fauna, ou seja, equipamentos que auxiliam na travessia segura de animais por baixo da BR 163. Eles ficam nos kms 105, 108, 109, 115 e 120.

600 animais silvestres são resgatados na BR

As pegadas registradas próximas a esses equipamentos são analisadas por biólogos e técnicos em meio ambiente para monitorar os animais que passam por ali. Algumas já identificadas pertencem a tatu-galinha, mão-pelada e preá.

As equipes técnicas já auxiliaram, neste ano, no resgate de uma família de cuícas e tatus. Os profissionais acompanham as obras na rodovia para garantir a segurança dos animais e que a execução do serviço não cause danos ambientais.

Por Amanda Moser

Fonte: Diarinho

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.