Grupo de direitos dos animais alega que o Geoje Sea World causou a morte prematura de golfinhos

Grupo de direitos dos animais alega que o Geoje Sea World causou a morte prematura de golfinhos
Golfinhos se apresentam durante um show no Geoje Sea World, em Gyeongsang do Sul.

A morte repentina de Nova, o golfinho-nariz-de-garrafa, colocou o Geoje Sea World sob escrutínio. O Geoje Sea World, um parque temático de golfinhos localizado em Gyeongsang do Sul, enfrentou alegações levantadas por um grupo de defesa dos direitos dos animais de que forçou Nova a performar sob medicação até sua morte prematura em fevereiro.

Uma coletiva de imprensa condenando o Geoje Sea World foi realizada na quarta-feira pelo grupo ativista de animais Hot Pink Dolphins, por alunos da Sunmisan School e pelo legislador independente Yoon Mee-hyang.

De acordo com o Hot Pink Dolphins, Nova estava sofrendo de uma doença intestinal e às vezes apresentava comportamentos anormais. O golfinho se recusou a se apresentar em fevereiro.

Ainda assim, o golfinho foi forçado a se apresentar diante de uma plateia até seu último show, em 24 de fevereiro, apenas quatro dias antes de morrer.

Ela morreu em 28 de fevereiro, aos 14 anos de idade, o que é bastante jovem, considerando que os golfinhos-nariz-de-garrafa geralmente vivem até os 30 anos.

A causa de sua morte foi um choque devido a um vólvulo, que ocorre quando o intestino se torce, causando um bloqueio intestinal.

Outro golfinho-nariz-de-garrafa do mesmo parque temático, chamado Jully, também morreu em 25 de fevereiro, poucos dias antes da morte de Nova.

Ela morreu aos 18 anos de idade, o que também é uma morte prematura para essa espécie.

Descobriu-se que a causa da morte de Jully foi sepse causada por bactérias intestinais.

Os ativistas da causa animal alegaram que Jully também sofreu abuso animal, como Nova.

Desde a inauguração, 14 golfinhos morreram no parque temático, de acordo com o Hot Pink Dolphins.

O grupo de ativistas de animais alegou que o parque causou a morte dos golfinhos ao forçá-los a se apresentarem enquanto recebiam tratamento.

O grupo acrescentou que o relatório da autópsia, os registros médicos e os registros da exposição dos golfinhos, obtidos pelo gabinete do deputado Yoon, corroboram sua alegação.

De acordo com o relatório da autópsia de Nova, feito pelo Ministério de Assuntos Marítimos e Pesca, o golfinho sofreu um corte na extremidade de seu rostrum, ou bico, depois de ter se batido contra o tanque de água.

O grupo de ativistas alega que Nova apresentou comportamentos anormais, como bater a cabeça no tanque de água, devido ao estresse.

Também acrescentou que Nova sofria de doenças colorretais, como diarreia, desde dezembro passado.

Em fevereiro, o golfinho começou a vomitar e a ter diarreia. Ela foi tratada por um veterinário, mas não conseguiu se recuperar totalmente, pois ainda se esperava que ela se apresentasse, disse o grupo ativista.

“As duas mortes dos golfinhos-nariz-de-garrafa em fevereiro mostram que está claro que o Geoje Sea World praticou abuso de animais que levou à morte deles”, disse Cho Yak-gol, codiretor do Hot Pink Dolphins, durante a coletiva de imprensa. “O governo da província de Gyeongsang do Sul, que tem autoridade para tomar medidas administrativas, deve tomar ações imediatas para suspender seus negócios e revogar sua licença de aquário.”

Por Ha Su-Young e Kim Ji-Ye / Tradução de Ana Carolina Figueiredo

Fonte: Korea JoongAngDaily

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.