Abrigo faz ‘vaquinha’ para receber animais resgatados de ilha em Vitória, ES

Abrigo faz ‘vaquinha’ para receber animais resgatados de ilha em Vitória, ES
Alguns animais já foram recolhidos da ilha nesta semana (Foto: Reprodução/ Facebook )

Um abrigo de animais localizado em Vila Velha organizou uma vaquinha para arrecadar fundos e acomodar os cães resgatados na Ilha da Pólvora, em Vitória. No início da semana, cerca de 20 cachorros foram encontrados abandonados, sem água e sem comida no local. Nove animais já foram recolhidos e encaminhados para o abrigo.

Os animais foram deixados em uma área de preservação permanente e a principal suspeita da prefeitura é que os animais tenham sido abandonados pelos próprios tutores. Entre os animais, há vira-latas doentes, com patas quebradas e, alguns, até saudáveis.

Segundo fiscais da prefeitura, um pescador às vezes dorme em uma casa localizada na ilha e deixou uma vasilha com água e fubá para mães e filhotes.

Em conjunto, protetores de animais se organizaram para resgatar os cães e encaminhá-los a abrigos. A prefeitura oferece um barco e um carro para fazer o transporte dos cães. No início da semana, oito foram retirados do local. Nesta quinta-feira (20), mais um animal foi resgatado.

No site onde é organizada a vaquinha, já foram arrecadados R$ 7,3 mil. De acordo com a representante do abrigo Animais Carentes, Brígida Covre, o dinheiro será destinado, principalmente, à pavimentação dos canis.

Porém, as organizadoras também se preocupam com os gastos em relação à vacinação, vermifugação e tratamentos, por exemplo.

“São 20 cães. É um gasto muito grande. Os cães estão chegando aos poucos, tem cães debilitados, tem mãezinhas, tem filhotes. E é tudo voluntário, tudo doação, ou do nosso próprio bolso, então precisamos dessa ajuda”, explicou Brígida.

Nove cães resgatados na ilha já estão no abrigo. Com eles, o Animais Carentes já acomoda 179 animais. Uma nova operação para varredura da ilha e resgate de outros cães será realizada neste sábado (22), a partir das 13h.

Prefeitura

O subsecretário de Qualidade Ambiental e Bem Estar Animal, Ademir Barbosa Filho disse que a prefeitura está contribuindo com o resgate dos animais e se comprometeu a custear a castração.

“A gente está dando todo apoio logístico para captura e transporte até o abrigo – com barco e carro – vamos ajudar com medicações que temos disponíveis e fazer a castração de todos animais. Também vamos ajudar na adoção. Fazemos feiras e vamos trazer esses animais, além de campanhas para adoção”, explicou.

O subsecretário também afirmou que o trabalho feito pelos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória vai, além das outras atribuições, ser direcionado para a fiscalização da prática de abandono de animais em ilhas.

“O município é rodeado de mar, o perímetro de patrulhamento da nossa região é grande, a gente fiscaliza pesca predatória, lançamento de esgoto, sujeira no manguezal… Vamos ampliar essa questão para verificar o abandono de animais em ilhas do município, não dá para ficar 24h fiscalizando, mas vamos intensificar e pedimos a ajuda da população”, disse.

Filhotes abandonados em ilha (Foto: Fabricio Crhisti/ TV Gazeta)

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *