Ação inédita da prefeitura imuniza cães de moradores em situação de rua em Marília, SP

Ação inédita da prefeitura imuniza cães de moradores em situação de rua em Marília, SP
Animais foram vacinados contra a raiva. Foto: Divulgação

Pessoas que vivem em situação de rua em Marília tiveram a oportunidade de vacinar seus animais de estimação contra a raiva. A ação inédita da Prefeitura de Marília foi realizada pelas secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e da Saúde no último dia 8 de fevereiro, no Centro POP, o serviço municipal especializado para pessoas em situação de rua.

Na oportunidade, 12 cães receberam a imunização. Caramelo, Doguinho, Negão, Bambam, Pedrito, Pitoco, Betovem, Sansão, Mandraque, Safira, Gabi e Aparecido foram levados por seus tutores para participar da ação. As doses foram aplicadas pela Vigilância Ambiental (antiga Divisão de Zoonoses).

A vacina é o único meio preventivo da raiva, doença viral com quase 100% de mortalidade. Apesar de ser uma enfermidade controlada no Brasil, ainda assim é grave e pode ser transmitida para o ser humano por meio da mordida ou saliva do animal contaminado.

“Muitos desses animais são considerados por seus tutores, como o membro familiar mais próximo de seu convívio. É importante olharmos para esses bichinhos de forma mais cuidadosa e direta e ficamos felizes em ter oferecido o imunizante contra essa terrível doença e a adesão foi excelente”, pontuou a coordenadora do Centro POP, Patrícia Ernica Almeida de Cerqueira César.

O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wilson Damasceno, ressaltou que os moradores em situação de rua e seus animais precisam de atenção especial. “A relação das pessoas em situação de rua com seus animais costuma ser intensa. Numa família com residência fixa, habitualmente o cão possui função de amizade, companhia e guarda. Morando nas ruas com seu tutor, o cão assume também funções como aquecimento nas noites frias, alarme quando do aparecimento de pessoas e proteção às adversidades” explicou.

O prefeito Daniel Alonso (sem partido) destacou a estratégia integrada de duas essenciais pastas para a administração municipal, a da Saúde e da Assistência Social, para a concretização de um atendimento inédito. “A aplicação de vacinação antirrábica é um trabalho de prevenção, quero parabenizar a todos por esta importante iniciativa”, finalizou.

Saiba mais

Centro POP (Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua) e Abordagem Social funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O serviço fica localizado na avenida Brasil, 518, centro. O telefone é o (14) 3434-0249.

São ofertados serviços para acolhimento e orientação às pessoas em situação de rua, com espaço físico para realização de atendimento técnico, psicossocial, atividades coletivas, oficinas socioeducativas, higiene pessoal, lavagem de roupas, vale-alimentação para o Bom Prato, além de armários individualizados para pertences.

Fonte: Marília Notícia


Nota do Olhar Animal: É um bom começo. Da próxima vez poderão aprimorar, aplicando uma vacina polivalente e prestando atendimento clínico aos cães.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.