Ausência em castrações agendadas chega a 17% em Piracicaba (SP), diz Zoonoses

Ausência em castrações agendadas chega a 17% em Piracicaba (SP), diz Zoonoses
Animal cuidado no Centro de Zoonoses de Piracicaba (Foto: Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba)

De janeiro a outubro de 2017, 17% das cirurgias de castração de animais domésticos em Piracicaba (SP) não foram realizadas por faltas. Isso significa que 621 pessoas cadastraram, mas não compareceram com o animal no dia e horário marcado.

Os números foram divulgados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que informou que foram castrados 3.728 cães e gatos até outubro de 2017. Até o último dia de dezembro, estão garantidas 4.473 cirurgias, 54% a mais do que em 2016. A maioria das castrações feitas pela Zoonoses é de cães, cerca de 60%.

Ausências em castrações agendadas incomoda Secretaria Municipal de Saúde (Foto: Centro de Zoonoses de Piracicaba)
Ausências em castrações agendadas incomoda Secretaria Municipal de Saúde (Foto: Centro de Zoonoses de Piracicaba)

“O número de castrações poderia ter sido maior se o absenteísmo não fosse elevado, de aproximadamente 17% do total. Ou seja, outras 621 pessoas cadastraram cirurgias para seus respectivos animais de estimação mas não compareceram ao CCZ”, lamentou a Secretaria Municipal de Saúde.

Como agendar

Para quem quer cadastrar o cão ou gato para castrar, basta ligar no 156 nas últimas segunda e terça-feira de cada mês. Em geral, as cirurgias acontecem no mês seguinte. Em dezembro, por conta do feriado do dia 25, o agendamento acontece nos dias 26 e 27, terça e quarta. O CCZ realiza castração de seis cães e quatro gatos por dia, que representa 240 animais por mês.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *