Austrália estuda limitar número de gatos por casa, criar ‘toque de recolher’ e até permitir a caça de felinos

Austrália estuda limitar número de gatos por casa, criar ‘toque de recolher’ e até permitir a caça de felinos
Gatos se tornaram um risco para as espécies nativas na Austrália — Foto: Erin Schaff/The New York Times

O governo da Austrália declarou guerra contra os gatos, espécie considerada invasora no país e que voltou ao estado selvagem em algumas regiões, sendo responsável por graves perdas de biodiversidade. De acordo com o esboço de um plano de ação divulgado nesta semana, o país pretende autorizar a caça e a eutanásia de felinos capturados na natureza.

O anúncio foi feito por autoridades nesta semana, após a divulgação de um relatório das Nações Unidas que concluiu que as espécies invasoras são as maiores causadoras de perda de biodiversidade na Austrália, com a ministra do Meio Ambiente australiana, Tanya Plibersek, estimando que os apenas os gatos são responsáveis pela morte de dois bilhões de animais, em média, por ano.

— Este documento de consulta fará perguntas realmente importantes, como: ‘Devemos ter um toque de recolher para gatos? Os governos locais deveriam ter mais oportunidades de restringir a posse de gatos em sua área?’ — disse Plibersek à mídia local.

A medida não é totalmente nova no país. A Austrália já havia declarado guerra aos felinos que voltaram ao estado selvagem em 2015, mas a nova proposta contém alguns novos elementos. Autoridades consideram impor mais limites aos gatos domésticos, como a obrigação de mantê-los em casa durante a noite, estabelecer um limite de gatos por casa e a criação de áreas livres de gatos.

Uma das principais investigadoras do país sobre o impacto dos gatos, a professora Sarah Legge, da Universidade Nacional Australiana, afirma que os australianos aceitam melhor as medidas para conter gatos domésticos do que as pessoas em outros países.

— Talvez o nosso trabalho seja mais fácil na Austrália, infelizmente, porque perdemos muitas espécies — disse ela. — O público apoia muito mais o manejo de gatos, incluindo os donos de gatos de estimação.

Gato selvagem — Foto: Freepik
Gato selvagem — Foto: Freepik

Ainda de acordo com a pesquisadora, os impactos dos gatos domésticos e selvagens “se misturam”, o que tornam ações voltadas para os dois necessárias.

— Animais de estimação podem se tornar animais de rua e os de rua podem se tornar selvagens — disse Legge.

Um gato doméstico mata, em média, cerca de 186 mamíferos, aves, répteis e sapos por ano, em comparação com os 748 que um gato selvagem pode matar, descobriu a investigação de Legge. Por outro lado, como os gatos domésticos estão concentrados em densidades mais elevadas nos subúrbios, o número total de animais que matam por hectare nessas áreas é superior ao número que os gatos selvagens matam na natureza.

— Trabalhamos muito com gatos selvagens durante muito tempo e, em algum momento, cerca de cinco anos atrás, decidimos que era o momento certo para iniciar lentamente a conversa sobre gatos de estimação — explicou.

Muitos governos locais na Austrália já têm restrições rígidas aos bichano, algumas das quais chegaram às manchetes internacionais. Em Mount Barker, no sul da Austrália, cada família é limitada a ter dois gatos. Outros conselhos locais exigem que animais de estimação sejam mantidos dentro de casa.

A Ilha Christmas, um território australiano a noroeste do continente, impôs a proibição de trazer novos animais para a ilha e exigiu que todos os residentes esterilizassem os seus gatos de estimação, medidas que as autoridades esperam provocar a extinção da população da ilha.

Embora essas estratégias de gestão sejam geralmente promulgadas em nível local, elas podem ser restringidas por leis fracas ou divergentes em nível estatal. De acordo com a nova proposta do governo, os estados criariam leis, enquanto administrações locais teriam poderes para criar mais facilmente áreas livres de gatos.

— Temos uma escolha: ou precisamos decidir que queremos gerir e manter nossa biodiversidade única ou perdê-la, e os gatos selvagens ficarão descontrolados no país. É uma escolha que temos de fazer e acho que podemos fazer isso e ainda ser muito sensíveis aos donos de animais de estimação — disse Legge.

Por Yan Zhuang

Fonte: New York Times via O Globo


Nota do Olhar Animal: Incompetência técnica aliada à moral rasa sempre resultam na opção do extermínio de animais para controle populacional ou mesmo a erradicação de uma espécie. Esse é o ambientalismo e sua postura ética vergonhosa, que ignora os interesses de indivíduos sencientes. Alegam que vão exterminar os gatos por serem uma espécie exótica e intrusa, mas se comportam da mesma forma para o controle dos cangurus, nativos da Austrália e alvos de extermínio para controle populacional.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.