Autor de maus-tratos contra cadela em Ipojuca (PE) responderá pelo crime em liberdade

Autor de maus-tratos contra cadela em Ipojuca (PE) responderá pelo crime em liberdade
Canina está sob cuidados de uma ONG e deve ser encaminhada para adoção responsável. - Divulgação/PCPE

Na última semana, uma equipe de policiais civis da 42ª Delegacia de Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, resgatou uma cadela submetida a maus-tratos e prendeu em flagrante o tutor. O homem foi encaminhado para audiência de custódia, mas acabou liberado e responderá pelo crime em liberdade. 

Com a recente mudança legislativa, Lei n° 14.064/2020, a pena para quem pratica maus-tratos contra cães e gatos passou a ser reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda do animal.

A pena anterior possibilitava que o autor do crime fosse liberado na Delegacia após a lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). 

A nova legislação inviabiliza, inclusive, a possibilidade do Delegado de Polícia arbitrar fiança em caso de prisão em flagrante, devendo o autor dos fatos ser autuado e apresentado à audiência de custódia.

O homem mantinha a cadela confinada em uma caixa de madeira fabricada por ele mesmo, junto a fezes e urina. Ele declarou que a mantinha há meses em tal situação porque não queria que ela causasse danos às plantas ou atacasse as galinhas. 

Com a chegada dos policiais ao local, a canina se agitou, tentando sair da caixa de forma desesperada. Diante do cenário, o indivíduo foi preso e conduzido à Delegacia, onde foi autuado em flagrante delito.

A cadela, chamada Rita, foi encaminhada à ONG Anjos do Poço, que, em sua página oficial no Instagram, revelou ter recebido mensagens de várias pessoas interessadas em adotá-la.  

Fonte: Folha PE

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.