Bebês primatas ainda são vendidos livremente no Mercado de Bali

Bebês primatas ainda são vendidos livremente no Mercado de Bali
Bebês primatas são vendidos abertamente no Satria Bird Market

Uma organização de direitos dos animais pede às autoridades indonésias que intervenham urgentemente em um “grave crime contra a vida selvagem”: as vendas contínuas de primatas bebês no Satria Bird Market, em Denpasar.

Macacos de cauda longa trazidos da ilha de Sumatra são vendidos abertamente todos os meses em Satria, de acordo com a organização Jakarta Animal Aid Network (JAAN).

“Em Bali, vemos um grande número de primatas vendidos livremente no Satria Bird Market”, escreveu a JAAN em um comunicado. “Todos os nossos relatórios às autoridades que solicitam uma intervenção permanecem não respondidos.”

A organização disse que muitos turistas e visitantes acabam por comprar os macacos por pena, mas a maioria não sabe o que fazer com eles depois. A JAAN acrescentou que, embora os macacos de cauda longa sejam reconhecidos como uma espécie “vulnerável” internacionalmente, eles ainda não receberam proteção na Indonésia.

Conforme explicou a JAAN, a venda de primatas bebês nesses tipos de mercados é uma violação às regulamentações existentes na Indonésia, incluindo o artigo 302 sobre maus-tratos aos animais previsto no Código Penal (KUHP) e a Lei de Agricultura e Saúde Animal de 2019.

Nos últimos dois meses, a JAAN disse que as autoridades indonésias confiscaram 36 filhotes de primatas que estavam a caminho de serem enviados para Java e Bali, o que ilustra “o tamanho do problema”.

“Essa crueldade tem que parar e pedimos uma intervenção séria do governo de Bali para proteger primatas e a vida selvagem indonésia”, escreveu a JAAN.

Tradução de Sônia Zainko

Fonte: Coconuts Bali

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.