Cachalote que encalhou em Imbituba morre em Florianópolis, SC

Cachalote que encalhou em Imbituba morre em Florianópolis, SC
Animal encalhou na praia da Ribanceira, em Imbituba, na segunda-feira (19) – Foto: Nilson Coelho/R3 Animal/Divulgação/ND

A cachalote-pigmeu (Kogia breviceps) que estava em reabilitação no CePRAM/3Animal (Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos) morreu na manhã desta quarta-feira (21).

O animal foi transportado na terça (20) e, após a morte por uma parada cardiorrespiratória, foi encaminhado para necropsia para identificação do motivo do encalhe e da morte, com resultado previsto para os próximos dias. Até então, haviam os riscos de desidratação, em virtude da baleia ter ficado muito tempo fora d’água.

“Ela nadava bastante e tentava mergulhar, sem a necessidade de contenção. No início da manhã, ela foi hidratada e medicada”, explica a responsável técnica do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), médica veterinária Marzia Antonelli. 

O cetáceo, parente das baleias e dos golfinhos, estava sendo monitorado e hidratado 24h por dia dentro de uma piscina específica com acompanhamento.

O animal recolhido e levado para Florianópolis era uma fêmea de aproximadamente três metros de comprimento e 370 kg, e é de uma espécie que vive em águas profundas em mares temperados, tropicais e subtropicais, dificilmente aparecendo nas praias. 

Para o oceanólogo Emanuel Ferreira, gerente do PMP-BS/R3 Animal, apesar do ocorrido, a experiência que fica vai contribuir para o auxílio em encalhes futuros e na preservação da espécie.

“Só o fato de conseguirmos transportar e manter vivo por mais de 24 horas um animal deste porte, já é uma conquista. A reabilitação de cetáceos é algo muito difícil e complexo. Temos certeza que investimos todos os esforços e conhecimentos para proporcionar o bem-estar do animal durante o tratamento”, avalia.

A baleia encalhou em Imbituba, na praia da Ribanceira, na segunda (19) e foi desencalhada duas vezes por pescadores e moradores. Contudo, encalhou novamente, sendo desencalhada e transportada por profissionais, com apoio e escolta da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

Quando adulta, a baleia cachalote-anão pode atingir até 2,7 metros e 300 kg. A gestação pode levar cerca de nove meses e a única cria nasce no final da primavera, com cerca de um metro – Foto: Nilson Coelho/R3 Animal

Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341, das 7h às 17h.

Fonte: ND Mais 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.