Filhotes de timbu são resgatados em feira livre de Paulista, PE

Filhotes de timbu são resgatados em feira livre de Paulista, PE
Timbu é um marsupial da família Didelphidae (foto: Reprodução )

O Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) da Secretaria Executiva de Meio Ambiente de (SEMA) de Paulista realizou na manhã quinta-feira (28/09), o regaste de seis filhotes de timbu (Didelphis albiventris). Os animais foram encontrados na feira livre do Centro da cidade e foram encaminhados para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras-Tangará).

Os timbus foram encontrados pela servidora da Secretaria das Regionais, Edvânia Barbosa, que ao constatar que os filhotes ainda se encontravam ao lado do corpo de uma fêmea adulta morta, acionou os profissionais do órgão de meio ambiente. “Os bichinhos estavam cansados e agitados. Diante dessa situação, liguei para o número da SEMA, que fez o resgate”, disse Edvânia.

A analista ambiental da SEMA, Jocelane Cavalcanti, afirmou que os animais receberão cuidados e futuramente serão reintroduzidos em seu habitat natural. “Encaminhamos os animais para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras-Tangará), onde ficaram sob os cuidados de uma equipe técnica até estarem aptos a serem reintroduzidos em seu habitat natural. O timbu é um animal silvestre que se alimenta de insetos e roedores. São vitais para que outras espécies não venham a se tornar pragas urbanas. Matar esses animais é crime ambiental”, disse Jocelane.

Fonte: Diário de Pernambuco

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.