Golfinho é encontrado morto em SP com a cauda amarrada por borracha

Golfinho é encontrado morto em SP com a cauda amarrada por borracha
Toninha é encontrada morta e com borracha amarrada na cauda em SP — Foto: Reprodução/Praia Grande Mil Grau

Um golfinho foi encontrado morto, nesta segunda-feira (10), com uma borracha amarrada na nadadeira caudal. De acordo com testemunhas que caminhavam pela orla de Praia Grande, no litoral de São Paulo, onde o animal foi encontrado, o golfinho também apresentava ferimentos na região da boca.

Conforme apurado pelo G1, o golfinho, da espécie toninha (Pontoporia blainvillei), foi encontrado na faixa de areia da praia do bairro Tupi. Além de apresentar estado avançado de decomposição, o animal, que é ameaçado de extinção, também tinha uma câmara de bicicleta desinflada amarrada na cauda, o que a impediria de nadar.

Os banhistas que encontraram o animal acionaram o Instituto Biopesca, responsável pelo monitoramento das praias e pelo atendimento a animais marinhos no município, que mobilizou o recolhimento da toninha. Da praia, a carcaça foi levada à Unidade de Estabilização do instituto para passar por exame de necrópsia.

Animal ameaçado de extinção foi encontrado morto em Praia Grande. — Foto: Reprodução/Praia Grande Mil Grau

Segundo o Biopesca, trata-se de um animal macho e adulto. O objeto amarrado na cauda indica ação humana sobre o animal. “Precisamos investigar, mas, a princípio, parece que essa interação ocorreu na fase post-mortem”, conforme explica o coordenador do instituto, Rodrigo Valle.

O instituto aponta que a toninha é uma espécie de golfinho que vive em áreas costeiras, como o litoral paulista, e que enfrenta ameaça de extinção, principalmente por ingestão de lixo, destruição do habitat e captura acidental pela pesca. Desde o início da execução do PMP-BS, em 2015, o Biopesca recolheu 416 toninhas mortas.

O PMP-BS é uma atividade condicionante para a produção e escoamento de petróleo e gás natural da Petrobras na Bacia de Santos, conforme explica o Biopesca, e que avalia os impactos da atividade sobre aves, tartarugas e mamíferos marinhos. Para o resgate ou recolhimento de animais vivos ou mortos, o instituto pode ser acionado por meio do telefone 0800-6423341.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.