Guarda Municipal de Araucária (PR) prende homem flagrado abandonando animal de estimação

Guarda Municipal de Araucária (PR) prende homem flagrado abandonando animal de estimação
Flagrante (Foto: SMSP/PMA)

Um homem foi preso em flagrante pela Guarda Municipal de Araucária ao abandonar um cachorro no domingo (28), às 23h30, na região do Barigui, em Araucária. Uma denúncia anônima feita para a central da Guarda pelo telefone 153 contribuiu para que o suspeito fosse pego ao tentar fugir após o crime. Uma viatura estava próxima e conseguiu êxito na busca. No Brasil, o abandono de animais é crime desde 1998, conforme a Lei Federal 9.605/98.

Segundo relatório da GMA, o sujeito tentou fugir em seu veículo Celta ao avistar a equipe que fazia ronda. Consta que o condutor alegou que pegou o cão ainda filhote, mas, que no momento não teria mais espaço para o animal e decidiu abandoná-lo. O tutor foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil e autuado em flagrante. A partir do ano de 2020, com a aprovação da Lei Federal 14.064/20, aprovou-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.

O cão, vítima do abandono, foi atendido por um veterinário da Secretaria de Meio Ambiente, foi levado para castração e está disponível para adoção responsável. Ele é macho, pelo preto, sem raça definida, porte grande, de aproximadamente 1 ano. Interessados em adotar ou fazer lar temporário para o cachorro resgatado podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone/WhatsApp (41) 3614-7483.

O que fazer ao se deparar com alguém abandonando um animal de estimação

A Guarda Municipal orienta que além da denúncia pelo telefone 153 para tentar que o infrator seja pego em flagrante, é importante que as pessoas que se depararem com abandono de animais façam uma denúncia do crime no site da delegacia especializada em proteção animal. O site atende denúncias no estado do Paraná https://www.policiacivil.pr.gov.br/protecaoanimal. Pela página é possível fazer denúncia anônima ou registrar boletim de ocorrência de maus tratos em geral a animais. É importante que o denunciante consiga alguma prova do crime, como foto contendo placa de carro que abandonou, vídeo da ação; assim como dados do ocorrido, endereço, data, hora etc.

Fonte: Bem Paraná

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.