Homem salva lagarto de virar comida em SP e fica 3 dias com bicho em casa à espera de resgate

Homem salva lagarto de virar comida em SP e fica 3 dias com bicho em casa à espera de resgate
Lagarto foi salvo em caixa de papelão — Foto: Arquivo pessoal/Marco Antônio Martins Soares

Na tentativa de salvar um lagarto de virar comida, o despachante Marco Antônio Martins Soares, de 45 anos, levou o animal para casa na sexta-feira (11) e teve que ficar ele pelo menos três dias esperando pelo resgate, no Jardim São Luis, Zona Sul de São Paulo.

O animal foi resgatado às 14h15 desta segunda-feira (14), segundo o despachante.

A ideia de ficar com o réptil surgiu quando Soares jogava dominó com amigos perto de casa e um homem apareceu no bairro com o animal dentro de uma caixa, dizendo que o venderia para comprar comida ou o comeria.

“Eu estava jogando dominó, quando um rapaz passou dizendo que estava com muita fome e que ia comer o bichinho. Ele ia matar para comer. Eu fiquei com dó e dei um prato de comida para ele, um dinheirinho e peguei o animal para soltar na mata”, explicou o despachante.

Antes de soltá-lo, Marco Antônio o levou para casa na intenção de alimentá-lo. Mas o animal não comeu e apresentou um comportamento “arisco”.

“Ele está assustado. Começou uma tempestade aqui e ele pulou da caixa e saiu correndo para outro cômodo da casa. Tive que trancá-lo, porque temos crianças e bichos de estimação, e estamos com medo que ele possa atacar”, contou o despachante que salvou o réptil.

Lagarto se escondeu em banheiro — Foto: Marco Antônio Martins Soares/Arquivo pessoal
Lagarto se escondeu em banheiro — Foto: Marco Antônio Martins Soares/Arquivo pessoal

Marco Antônio e a família procuraram a Guarda Civil Ambiental para resgatar o animal, mas, segundo ele, a corporação não apareceu para o resgate. Ele não chegou a procurar a Polícia Militar.

O G1 entrou em contato com a Guarda Civil e aguarda retorno.

A Polícia Militar Ambiental informou, por meio de nota, que ao ser notificada ela orienta ou envia uma equipe para o resgate do animal.

Há também a possibilidade de a Polícia Ambiental levar o animal para as próprias unidades da corporação. Em caso de emergência, quem passar por situação parecida com a de Marco Antônio deve ligar para a PM (190), o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).

Homem levou lagarto para casa — Foto: Arquivo pessoal/Marco Antônio Martins Soares
Homem levou lagarto para casa — Foto: Arquivo pessoal/Marco Antônio Martins Soares

‘Minha preocupação era salvar o bichinho’

“Ele é grande, deve ter uns 40 centímetros. Aqui em casa, todos estão assustados, me chamaram de doido. Mas a minha preocupação era salvar o bichinho”, disse Marco Antônio.

Apesar de toda a dor de cabeça, o despachante garante não se arrepender. “O homem ia comer o bichinho, por isso salvei. Eu acabei ajudando os dois [o lagarto e o homem], mas a minha maior preocupação era o bichinho.”

Por Gabriela Gonçalves, G1 SP — São Paulo

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.