Idosa fica em casa alagada e salva o cachorro em cima de móvel no RJ: ‘É de partir o coração’, diz filha

Idosa fica em casa alagada e salva o cachorro em cima de móvel no RJ: ‘É de partir o coração’, diz filha
Dona Norma, de 70 anos, salvou o cachorro colocando-o em uma estante durante enchente no Rio — Foto: Arquivo pessoal

Uma idosa de 70 anos perdeu quase tudo que tinha dentro de casa na rua Flávio da Silveira, em Jardim América, na zona norte do Rio, depois que a enchente invadiu sua residência na noite de sábado (13).

A aposentada Norma de Morais tem dormido no sofá, que ficou completamente encharcado, pois perdeu todos os móveis.

“Estamos tentando arrumar um colchão para ela porque o que tinha se perdeu. Ela está dormindo no sofá por enquanto. Ainda está molhado, mas forramos muitos panos para ela ficar em cima, porque é melhor do que minha mãe ficar no chão”, explica a filha Simone de Morais.

Um vídeo mostra a destruição na casa da família. Assista:

VÍDEO: Idosa perde tudo em enchente no Rio

O Rio de Janeiro foi atingido por fortes chuvas desde a noite de sábado até a manhã de domingo (14). Ainda há reflexos nesta segunda-feira (15) e o governador Cláudio Castro estima que há 600 pessoas desabrigadas em todo o estado.

Norma de Morais dentro de casa durante as chuvas em Jardim América — Foto: Arquivo pessoal
Norma de Morais dentro de casa durante as chuvas em Jardim América — Foto: Arquivo pessoal

Simone, a mãe e a irmã moram no mesmo quintal. Elas estavam assistindo televisão quando a água começou a invadir as casas. O local que elas moram é próximo ao Rio Acari, que transbordou.

“Ela tirou um cochilo, ao levantar para ir ao banheiro e a água já estava na canela dela. Ela começou a gritar e viemos correndo. Foi questão de minutos, só conseguimos pegar os documentos. É de partir o coração, tudo que temos se perder assim, em segundos”, relembra.

“O cachorrinho dela veio nadando no meio da enchente. Ela pegou, colocou panos para ele na estante e ele ficou lá. A estante, inclusive, está de pé ainda nem sabemos como, está apenas escorada na parede”, completa.

Simone conta que ninguém na casa conseguiu dormir durante a madrugada de sábado para domingo. Aflitas, tristes e com medo. “Dormimos no parapeito da janela já era de manhã”.

Apenas a televisão, o fogão, os documentos e o cachorro saíram sem danos. As roupas, conforme conta Simone, são quase todas impossíveis de lavar.

“Está tudo com um cheiro muito ruim, forte. Estamos com a única roupa que estava no varal porque tinha lavado naquele dia”, afirma a mulher.

“Só conseguimos comer porque o vizinho trouxe uma comida e água já no fim de domingo. As compras se perderam na água. Hoje eu consegui dois quilos de arroz e um frango, é isso que vamos comer”, completa ela.

Idosa faz café dentro de casa cheia pela enchente em Jardim América — Foto: Arquivo pessoal
Idosa faz café dentro de casa cheia pela enchente em Jardim América — Foto: Arquivo pessoal

Uma foto tirada da idosa mostra ela passando um café durante a cheia. Ela acendeu o fogão com um fósforo, para não usar a rede elétrica, e fez uma garrafa de café para tomar enquanto esperava.

“Minha mãe não fica sem o cafezinho dela. Agora é forças para recomeçar. Como mamãe diz ‘o importante é que temos saúde’”, destaca Simone.

Por Thaís Espírito Santo

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.