Jaguatirica que passou por cirurgia é solta em reserva florestal em Sorriso, MT, após 6 meses de tratamento

Jaguatirica que passou por cirurgia é solta em reserva florestal em Sorriso, MT, após 6 meses de tratamento
Foto: Assessoria

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente informou que a jaguatirica resgatada em julho, e que estava internada no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, foi solta em área florestal em Sorriso.

O macho, jovem e pesando 13,2 kg, foi resgatado, pelos bombeiros, com fratura em ramo mandibular esquerdo. A diretoria de Unidade Desconcentrada da Sema em Sinop e a equipe de Fauna levou o animal a universidade, onde veterinários fizeram exames, iniciaram tratamento clínico e, há duas semanas, teve nova tomografia de crânio, sendo constatado que a fratura estava cicatrizada. Os veterinários fizeram nova cirurgia para retirada de placa e cerclagem e constataram que a jaguatirica estava apta para soltura imediata, verificando que se encontrava com comportamento agressivo frente a humanos e com habilidade de caça preservada sem prejuízo de locomoção.

A reintrodução na natureza foi feita pela equipe da coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros em uma região de cerrado fechado, com presença de água e distante do tráfego de veículo, informa a assessoria da Sema.

Fonte: Só Notícias

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.