Jumentos são resgatados de abate e campanha busca adoção responsável para eles em Alagoas

Jumentos são resgatados de abate e campanha busca adoção responsável para eles em Alagoas
Ranna e Ariana, mãe e filha, que seriam abatidas e agora estão à disposição para adoção repsonsável — Foto: Grupequi/UFAL

O Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos e Saúde Integrativa (Grupequi), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), lançou, nesse sábado (10), a campanha “Adote um Jumento”. A ideia é buscar adoção responsável de oito animais que seriam abatidos e foram resgatados.

O objetivo da adoção é preservar a espécie e proporcionar bem-estar aos animais. Estão disponíveis para adoção Dr. Birrom, Ester, Elvis, Helena, Thawane, Julinha, Ranna e Ariana, essas últimas, mãe e filha.

Os animais foram resgatados durante uma ação pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Paulo Afonso (BA). Os jumentos seriam abatidos e teriam a carne e pele exportadas para fora do Brasil.

Um dos animais estava doente e foi abandonado. Os demais, iriam direto para o abate. Ao chegarem no ambulatório eles receberam cuidados veterinários, foram vacinados, vermifugados, e em breve os machos serão castrados.

Os interessados devem preencher um formulário que passará por análise antes da adoção. Ele serve como base para avaliar a motivação e o nível de conhecimento sobre guarda responsável. Além disso, é preciso também passar por uma entrevista.

“Adotar é um gesto de amor e respeito à vida, que requer responsabilidade e cuidados. Por este motivo, precisamos ter certeza que você está apto para cuidar e receber esse animal com muito amor e assumir o compromisso de cuidar da vida desse animal que já sofreu com os maus tratos. É por meio de todo este processo que teremos certeza de que ele será tão bem cuidado por você, quanto sempre foi por nós”, diz o formulário.

Na última etapa da adoção, durante a entrega do animal, será observado o local onde o jumento vai morar, para garantir de que o ambiente comporta o animal e de que é um local seguro para ele. Caso seja observada alguma situação não condizente com o exercício de guarda responsável, o animal retornará ao projeto e o processo de adoção será interrompido.

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.