MPE apura em inquérito possível irregularidades no CCZ de Dourados, MS

O MPE-MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) apura desde o início do mês em inquérito civil a existência de irregularidades ambientais CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Dourados – cidade localizada a 233 km de Campo Grande -, por falta de estrutura e equipamentos adequados.

Em diligências local, durante o procedimento preparatório que apurou possíveis maus tratos a animais e utilização de medicamentos com validade vencida – denúncia não comprovada -, foi possível identificar que as instalações do CCZ estão muito precárias, necessitando de melhorias.

Foi constatado que o centro também não possui centro cirúrgico capaz de atender a demanda de castrações dos animais encaminhados para adoção, dependendo de um convênio com as universidades locais para a realização do serviço.

O CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) também realizou vistoria no CCZ e apontou a necessidade de adequações, tais como a reestruturação das baias de isolamento, troca da mesa de procedimento, melhorias nos pisos e paredes, descarte imediato dos medicamentos vencidos e restabelecimento do veículo adequado ao transporte dos animais.

Diante dos fatos, o procedimento foi convertido em inquérito para apurar a existência de “irregularidades ambientais consistentes na falta de estrutura e equipamentos adequados para atender a demanda de atendimento veterinário aos animais encaminhados para o Centro de Controle de Zoonoses de Dourados”.

Fonte: Campo Grande News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *