Prefeitura de São Paulo facilita adoção de cães e gatos durante quarentena

Prefeitura de São Paulo facilita adoção de cães e gatos durante quarentena
Foto: Leon Rodrigues/SECOM-SP

Em meio à pandemia da Covid-19 e, consequentemente, recomendações de distanciamento social, o número de animais que foram adotados do Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos de São Paulo, administrado pela prefeitura, diminuiu nos primeiros meses de 2020. Para facilitar o encontro desses bichinhos com os seus novos donos, a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) lançou uma forma online de solicitar o serviço e evitar sair de casa. 

A Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (COSAP), da Secretaria de Saúde, divulgou que em janeiro e fevereiro de 2020 o número de adoções caiu em relação a 2019, foram 82 este ano contra 102 no ano passado. “A adoção é um dos pilares de atuação da COSAP e, sem dúvida, uma atividade que requer esforço e amplo envolvimento do poder público com a sociedade civil”, afirmou a pasta. 

(Foto: Divulgação/COSAP)

Dentro do portal SP156, quem quiser adotar um cachorro ou um gato, deve buscar o serviço “Adotar cães e gatos” no menu e ali mesmo você encontra o link que dará acesso imagens e informações sobre os animais disponíveis para adoção. O candidato deve preencher um formulário descrevendo, entre outras informações, o nome ou perfil do animal que deseja adotar e “se não for detectada nenhuma incompatibilidade, o processo de adoção prossegue”, segundo a SMIT. 

A pessoa que se candidatar irá precisar agendar uma interação e, nesse mesmo dia, será feito o processo de conclusão da adoção. A prefeitura alerta que “o tutor deverá providenciar uma coleira, no caso de cães, ou uma caixa de transporte, para gatos, além do pagamento de taxa administrativa de R$ 25,50 por animal adotado”, além de assegurar que “todos os animais disponíveis para adoção estão castrados, vacinados, vermifugados, identificados por microchip e possuem Registro Geral do Animal (RGA), conforme Lei Municipal nº 13.131/01.”  

Disponibilizado desde a semana passada, a SMIT afirma que esse serviço é um conjunto de mais de 400 serviços disponibilizados pelo Portal SP 156. “É gratificante ajudar a promover solidariedade nesse momento de distanciamento social. Simplificar o processo para quem quer adotar um amigo também é uma forma de inovar”, diz o secretário de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós. 

A COSAP lembra que “esses animais precisam de amor, de companhia, de famílias amorosas e responsáveis. Ao adotar é dada uma chance de recomeço ao animal escolhido. É trazer luz a uma vida que se apaga a cada dia.”

Fonte: Redetv

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.