Ribeirão Pires (SP): queima de fogos traz prejuízo para animais e prática deve ser denunciada

Ribeirão Pires (SP): queima de fogos traz prejuízo para animais e prática deve ser denunciada
Veterinário sugere cuidado maior com os animais na virada de ano (Foto: Banco de Imagens)

As festas de ano novo se aproximam e, apesar de ser proibido por lei – 17.389/2021 -, a queima de fogos pode causar sérios danos aos animais de estimação, que se estressam com o barulho, podem se machucar e até mesmo morrer. A discussão não é nova, e diversas leis impedem a queima, soltura, comercialização e armazenamento de fogos de artifício de estampido, o que torna necessário que a população denuncie a prática.

O problema fica maior quando os fogos e bombas são de barulho, já que os animais podem se assustar ou até mesmo morder, de acordo com Paulo Sérgio Franca, veterinário responsável do Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Pires, SP. “Tudo isso pelo estresse dos animais, que podem morder a bomba, causar confusão, acidente com vidros, ou ficam alucinados e podem se cortar”, comenta.

Os cachorros contam com os sentidos mais aguçados e o barulho pode atormentar ainda mais. Para quem tem medo de que mesmo com a lei ocorra soltura de fogos, o ideal é proteger o pet. “As pessoas podem colocar um algodão grande no ouvido dos cachorros, de maneira que seja possível tirar, e deixá-los em local mais fechado possível, principalmente para os que ficam no quintal”, explica.

Já os gatos, apesar de não possuírem audição tão aguçada como os cachorros, o ideal também é realizar proteção auricular, e em casos de animais muito estressados, o veterinário recomenda que os donos passem em uma clínica para receitar algum tipo de sedativo. “Isso para casos extremos, mas as pessoas não podem soltar rojão. É legal, é uma festa, mas pensando na parte do bem-estar animal não é bom, em questão de vários acidentes”, completa.

No entanto, o problema vai muito além dos pets, já que os animais silvestres também são afetados, principalmente com a queima de fogos próximo a locais de mata, segundo Maria Helena Cavallari, do Departamento de Proteção a Fauna Silvestre e Bem Estar Animal de Ribeirão Pires. “Animais silvestres possuem audição bem delicada, muitas vêm a óbito, pois o barulho é muito forte. Outros voam e colidem com janelas, correm de onde estão etc. É uma época que muitos animais se perdem e, além dos pets, a fauna silvestre também é bem afetada”, comenta.

As denúncias sobre a prática devem ser realizadas para a Polícia Militar, pelo telefone 190, ou para a Guarda Civil Municipal de cada cidade.

Fonte: Repórter Diário

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.