Vigília contra touradas em Torres Vedras junta três dezenas de pessoas

Vigília contra touradas em Torres Vedras junta três dezenas de pessoas

Cerca de três dezenas de pessoas participaram, este sábado, numa vigília contra as touradas em frente à Câmara Municipal de Torres Vedras, em Portugal, organizada pelo movimento “Torres Vedras Contra Touradas”.

A iniciativa reuniu moradores locais, ativistas e várias organizações de defesa dos animais, que se fizeram representar para expressar o seu compromisso em defender os direitos dos animais e questionar a realização de touradas na região.

Com cartazes e faixas, os manifestantes uniram as suas vozes em um apelo por um futuro mais compassivo e livre de violência contra os animais. O evento, que teve início às 20 horas, contou com a presença de pessoas de todas as idades.

Representantes de diversas organizações de defesa dos animais também estiveram presentes na vigília onde destacaram a importância de ações coletivas para sensibilizar a sociedade e pressionar por mudanças significativas em relação ao tratamento dado aos animais em eventos públicos.

Entre os cerca de 30 participantes, vários foram os cartazes erguidos, com mensagens como “Tourada É Tortura!”, “Touros Sim! Tourada Não!” e “Nem mais um touro na Arena”.

Em comunicado enviado à RTVON, o movimento “Torres Vedras Contra Touradas” agradece “a todos que participaram e apoiaram a vigília, reiterando o compromisso em continuar lutando pela proteção dos animais e promovendo a conscientização sobre a importância do respeito e compaixão por todas as formas de vida”.

“A vigília foi um momento de reflexão e esperança, mostrando que a comunidade de Torres Vedras está unida em busca de uma mudança significativa em prol dos animais”, conclui.

Este protesto vem na sequência do comunicado lançado recentemente intitulado “Torres Vedras não quer touradas”, subscrito por 10 organizações locais e nacionais, em que se repudia a realização de touradas, que se consideram ser “um espetáculo anacrónico, degradante e desumano, com que a maioria dos portugueses não se revê”.

O documento é subscrito pelo movimento “Torres Vedras Contra Touradas”, APA – Associação para Protecção aos Animais de Torres Vedras, Bloco de Esquerda – Torres Vedras, Runa Viva – Associação para a Defesa, Promoção e Desenvolvimento, Animal Save & Care Portugal, Associação Animais de Rua, Associação ANIMAL, Liga Portuguesa dos Direitos do Animal (LPDA), Partido PAN (Pessoas, Animais, Natureza) e SOS Animal – Portugal.

A corridas de toiros regressou ao concelho de Torres Vedras, depois de quatro anos de interregno.

Recorde-se que o concelho de Torres Vedras chegou a acolher 7 espetáculos tauromáquicos em 2008, mas desde esse ano, o número de touradas ali realizadas tem vindo a cair significativamente, não existindo nenhum registo de uma tourada realizada no município de Torres Vedras desde o ano de 2019, quando se realizou um espetáculo, precisamente numa praça de touros ambulante na Foz do Sizandro.

Fonte: RTV ON / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.