Nova Zelândia ameaça ativistas por exibição pública do documentário “Terráqueos”

Nova Zelândia ameaça ativistas por exibição pública do documentário “Terráqueos”
Os ativistas irão exibir ou o documentário estrangeiro sobre crueldade animal, Earthlings, ou a filmagem do grupo ativista da Nova Zelândia, Farmwatch.

Os manifestantes planejam exibir publicamente gravações “horríveis” de crueldade animal no centro de Auckland, correndo o risco de quebrar a lei, disse o gabinete de censura da Nova Zelândia.

Os manifestantes, parte da organização global de direitos dos animais Anonymous for the Voiceless (AV – Anônimos pelos Sem Voz), irão exibir em Queen St. o vídeo de animais sendo brutalmente mortos para o consumo da carne.

O organizador da AV de Auckland, Daniel Rutherford-Amith, disse que os ativistas irão exibir ou o documentário estrangeiro sobre crueldade animal, Earthlings (Terráqueos), ou a gravação do grupo ativista Farmwatch, da Nova Zelândia.

A AV irá exibir imagens horríveis sobre crueldade animal em Queen St.

A porta-voz do Departamento de Classificação de Filmes e Literaturas, Sue Hoyle, disse que se a AV utilizar Earthlings, eles provavelmente estarão cometendo um ofensa.

“Este filme é classificado na Nova Zelândia como R16, com uma observação de que contém ‘imagens explícitas de crueldade animal’,” disse Hoyle.

A classificação de Earthlings na Nova Zelândia descreve o documentário como contendo imagens horríveis, incluindo esfolamento de animais vivos, abate, maus-tratos, vivissecção e canibalismo.

Ela afirma que a natureza explícita do conteúdo e como este é apresentado provavelmente chocarão e perturbarão significantemente crianças e jovens adolescentes.

Cometer uma ofensa sob Lei de Classificação pode levar a multas ou prisão.

A AV começou em Melbourne, mas se expandiu ao redor do mundo, com Auckland recentemente recebendo sua própria filial.

Manifestantes mascarados ficarão em uma formação em cubo segurando telas mostrando a filmagem explícita.

Rutherford-Smith disse que haveria uma reação negativa ao protesto contra o consumo de produtos de origem animal.

As pessoas iriam rir, tentando ignorar ou dizendo que isso não aconteceu na Nova Zelândia, mas ele tinha esperança de que isso abriria os olhos das pessoas.

Rutherford-Smith disse que ele estava preparado para que crianças vissem a gravação.

“É loucura pensar que as pessoas consideram as imagens piores que o ato, que é essencialmente o que eles estão permitindo através da compra desses produtos.”

Ele disse que, para o tamanho da população da Nova Zelândia, o impacto da indústria agropecuária era provavelmente pior para o meio ambiente do que na maioria dos lugares.

O porta-voz de bem-estar animal dos Fazendeiros Federados, Andrew Hoggard, disse que ele não tinha certeza sobre qual tipo de reação a abordagem da AV teria.

“Eles estão procurando cada vez mais e mais formas de fazer isso para conseguir sua visibilidade”, Hoggard disse.

Ele disse que isso não é tão ruim, porque o ativismo animal mantém a indústria em alerta.

A AV estará protestando em Queen St no dia 27 de maio.

Por James Pasley / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Stuff


Nota do Olhar Animal: A ameaça faz supor que, como no Brasil, o agronegócio da Nova Zelândia tem seus interesses fortemente defendidos em órgãos governamentais, mesmo que eles se sobreponham aos interesses públicos e, mais ainda, aos interesses dos animais não humanos.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *