Projeto de lei quer tornar câmeras obrigatórias em pet shops de Jacareí, SP

Projeto de lei quer tornar câmeras obrigatórias em pet shops de Jacareí, SP
Projeto de lei quer câmeras obrigatórias em pet shops de Jacareí — Foto: Reprodução/ TV Vanguarda

Um projeto de lei aprovado pela Câmara de Jacareí quer que pet shops e clínicas veterinárias sejam obrigados a instalar câmeras nos espaços onde são realizados o banho e a tosa dos animais. Todos os vereadores votaram a favor do projeto na sessão da última quarta-feira (12). O texto seguiu para o executivo, que pode vetar ou aprovar a lei.

VÍDEO: Projeto de lei quer colocar câmeras em pet shops de Jacareí

Pelo projeto, os vereadores propõem que as empresas sejam obrigadas a instalar um circuito interno de câmeras nos espaços onde são realizados os serviços de banho e tosa dos animais e sempre que solicitado pelos clientes, forneçam as imagens gravadas durante o atendimento do animal.

Se sancionado pelo prefeito, os comerciantes terão o prazo de 180 dias para fazer as adequações. Os que não cumprirem a determinação serão multados em R$ 939,54 e o valor será repassado ao Fundo Municipal do Meio Ambiente.

Projeto de lei quer câmeras obrigatórias em pet shops de Jacareí — Foto: Reprodução/ TV Vanguarda Projeto de lei quer câmeras obrigatórias em pet shops de Jacareí — Foto: Reprodução/ TV Vanguarda
Projeto de lei quer câmeras obrigatórias em pet shops de Jacareí — Foto: Reprodução/ TV Vanguarda

Clientes aprovam

Proprietária de um pet shop na cidade, Ana Branco conta que tem dez câmeras instaladas no local. “Como os cachorros não falam, eu sempre achei que as imagens falam por eles e eu acho isso um item essencial para um banho e tosa, para os pets shops, de qualquer tamanho”, afirma.

A analista financeira Cláudia Souza tem um cachorro e também apoia a obrigatoriedade das câmeras. Para ela, a medida vai trazer mais segurança aos donos de cães e gatos.

“Eu acredito que seja muito importante essa mudança, porque a gente vê os maus tratos em pet shops e isso vai passar mais segurança pra gente”, afirma.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.