11º elefante cativo morre em templo na Índia; ativistas denunciam tortura e negligência

11º elefante cativo morre em templo na Índia; ativistas denunciam tortura e negligência
Elefantes no Templo Guruvayur Sree Krishna (Foto ilustrativa / reprodução internet)

Um elefante cativo de 28 anos de idade, sofrendo de problemas intestinais por dois dias, morreu na semana passada no abrigo de elefantes do famoso Templo Guruvayur Sree Krishna, no distrito Thrissur de Kerala.

Com isso, o número de mortes de elefantes cativos neste ano subiu para 11.

Heritage Animal Task Force, uma organização baseada no estado que luta pelos direitos dos animais, alegou que o elefante chamado Junior Achuthan, morreu devido a “tortura, negligência e tratamento veterinário experimental por veterinários irresponsáveis”.

A Task Force enviou uma carta ao chefe de polícia de Kerala e ao Conselho pelo Bem-Estar Animal da Índia (AWBI) em Chennai sobre este assunto exigindo sua intervenção na situação.

V K Venkitachalam, secretário do HATF, alegou que “tratamento experimental” por alguns veterinários e a administração de esteroides sem a devida consulta com especialistas seniores tinham causado a morte do elefante.

Métodos “falhos” da administração de medicamentos causaram a morte súbita de elefantes em cativeiro em Kerala nos últimos anos, ele disse na carta.

Guruvayur Devaswom, o setor de gerenciamento do templo que mantêm 51 elefantes em seu abrigo, não tem nenhum registro do tratamento dos elefantes, ele alegou.

“O Devaswom já recebeu várias recomendações do Departamento Florestal de Kerala para aderir ao protocolo para o tratamento dos elefantes. Mas eles falharam ao implantar o protocolo de tratamento”, ele disse.

O ativista também queria que AWBI emitisse ordens restritas para as autoridades florestais do estado para enviarem uma equipe liderada pelo chefe do departamento patológico da Universidade Veterinária Mannuthy para conduzirem a autópsia.

Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: India Today

 

 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *