Ação da Polícia Civil resgata 16 cães vítimas de maus-tratos em Santa Maria, RS

Ação da Polícia Civil resgata 16 cães vítimas de maus-tratos em Santa Maria, RS
Foto: Policia Civil (divulgação)

Para combater os maus-tratos a animais, a Polícia Civil deflagrou a Operação K9 na quinta-feira, em Santa Maria. A ação aconteceu em vários bairros da cidade e verificou 46 denúncias envolvendo crueldade contra os animais. Ao todo, 16 cães foram resgatados.

Na Vila Arco-Íris e no centro da cidade foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão. No Centro, a proprietária de um apartamento, onde vivem diversos gatos, foi orientada como proceder e não deixar o local com mau cheiro evitando transtornos aos vizinhos. 

Os profissionais que enfrentam a terra, o fogo e a água para salvar vidas

Já nas vilas Kennedy e Brenner e no Bairro São José, situações de maus-tratos foram constatados. Dois cães da raça rottweiler, uma mestiça de boxer e 13 vira-latas foram resgatados. Dos 16 animais, 13 ficaram sob responsabilidade da Associação Somos Pet, a qual precisa de doações para manter os animais. Os outros três cães foram levados para lares temporários. 

Foto: Policia Civil (divulgação)
Foto: Policia Civil (divulgação)

A ação foi coordenada pelo delegado Carlos Alberto Dias Gonçalves, titular da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP), e contou com o apoio de policiais da 3ª e 4ª DP, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) e da Delegacia da Criança e do Adolescente (DPCA). A ação ainda contou com o apoio de nove médicas veterinárias e de um adestrador. 

Desde abril deste ano, a 1ª DP recebeu o selo de Delegacia de Polícia Amiga dos Animais. O projeto da Polícia Civil visa instituir cartórios especializados na investigação de crimes de maus-tratos e crueldade contra os animais.

Por Laíz Lacerda

Fonte: Bei

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.