Ambiental da Serra (ES) resgata galos de rinha em Colina de Laranjeiras

Ambiental da Serra (ES) resgata galos de rinha em Colina de Laranjeiras
Os galos estavam com sinal de maus-tratos. Foto: Everton Nunes

Após uma denúncia anônima, 16 galos foram resgatados em Colina de Laranjeiras, na Serra. A ação foi feita pela equipe de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) e há suspeitas de que os animais estavam sendo utilizados em brigas, conhecidas popularmente como rinhas.

Os galos, que estavam com sinais de maus-tratos, foram encaminhados para o Rancho Bela Vista, em Belvedere. O local tem contrato com a Prefeitura da Serra para receber animais apreendidos. De acordo com a assessoria de imprensa do município, o responsável pelos animais foi multado e vai responder por crime ambiental. Ninguém foi encaminhado para a delegacia. A ação contou com apoio da Polícia Militar Ambiental.

Na legislação brasileira não existe qualquer norma que proíba os espetáculos de briga de galo. Mas, a recente Lei 9605/98, a chamada Lei de Crimes Ambientais, a rigor do seu artigo 32, define como crime ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, a exemplo da rinha de galo ou de cães ou outros animais. A pena é detenção de três meses a um ano e multa.

Na Serra, denúncias podem ser feitas pelos telefones (27) 99951-2321/ 0800 283 9780ou pelo e-mail: [email protected].

Fonte: Tempo Novo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.