Animais resgatados esperam por um lar em canil da Prefeitura de Cuiabá, MT

Animais resgatados esperam por um lar em canil da Prefeitura de Cuiabá, MT
Prefeitura de Cuiabá

Fundada em 2017, a Diretoria de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Cuiabá, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, já foi responsável pelo resgate de quase 700 animais das ruas da capital. Por lá, é possível adotar um animalzinho e dar a chance de um novo lar para quem já experimentou o abandono. Com a proximidade do natal, a busca pela adoção costuma aumentar, mas é preciso que tudo seja feito com bastante certeza e responsabilidade.

Há atualmente no canil municipal 31 animais disponíveis para adoção. Apenas este ano, foram 497 denúncias contabilizadas e 274 animais resgatados, conforme dados da Secretaria. A maioria dos animais resgatados são vítimas de maus tratos, abandono ou atropelamento, necessitando de atendimento clínico, cirúrgico e cuidados especiais. Por isso, a decisão pela adoção precisa ser tomada de forma consciente, levando em consideração responsabilidades que possam garantir uma vida feliz para o animal, de maneira a evitar um novo abandono. 

A Lei Complementar que instituiu a Diretoria elenca os compromissos que precisam ser assumidos pelo adotante. Entre eles estão: atendimento das necessidades físicas, psicológicas, ambientais e de saúde do animal; prevenção de riscos que ele possa causar à comunidade ou ao ambiente, como agressão, transmissão de doenças ou de danos a terceiros. 

Kenniffer Santos assumiu os compromissos há pouco tempo e conseguiu adotar o Lucky, o novo motivo de alegria da casa. O objetivo era adotar ou comprar um filhote, mas a alegria e simpatia do cãozinho a fez voltar atrás. “Lucky gostou da gente de cara. Já foi no meu colo e não quis descer. Então, decidimos ficar com ele mesmo já adulto. Sempre moramos em apartamento e quando mudamos para uma casa o primeiro pensamento foi ter um cachorro. Tínhamos a opção de adotar um filhote ou comprar. Mas, amamos o Lucky à primeira vista”, conta.

Todos os animais são doados vermifugados, castrados e vacinados. Para os filhotes há um termo de responsabilidade ao qual o adotante se compromete em levar o animal na idade estimada para a devida castração. A medida é uma das ações do órgão para reduzir a proliferação de possíveis animais abandonados. Para agendar uma adoção, basta entrar em contato pelo telefone (65) 99903-0303, de segunda a sexta, das 14h às 18h.

Por Safira Campos 

Fonte: PNB Online

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.