Cachorra é resgatada na rua com centenas de larvas e passa por tratamento no litoral de SP

Cachorra é resgatada na rua com centenas de larvas e passa por tratamento no litoral de SP
Cadela foi resgatada por ONG de Santos, SP, e passa por tratamento após retirada de larvas — Foto: Reprodução/ONG Viva Bicho

Uma cachorra foi resgatada por moradores de Guarujá, no litoral de São Paulo, com centenas de larvas e passa por tratamento. A grande ferida no cotovelo do animal, que estava na rua, ficou infestada de larvas, que foram retiradas por uma ONG de Santos, onde ela permanece recebendo cuidados. A história da cadelinha foi contada nas redes sociais, onde teve grande repercussão.

Segundo a presidente da ONG Viva Bicho, Marilucy Pereira, o animal foi resgatado há pouco mais de uma semana. A cadelinha, batizada como ‘Luz’, foi retirada da rua em Guarujá por duas moradoras. Ela estava com uma ferida perto do cotovelo, onde foram retiradas centenas de larvas. Segundo a presidente, as duas mulheres pediram ajuda e levaram a cadelinha até a ONG.

“A quantidade de larvas que tinha no braço dela era absurda. A gente consegue saber o tempo que o animal está com essas larvas por causa do tamanho delas e, seguramente, estavam há mais de uma semana”, declarou a presidente ao G1.

Segundo Marilucy, a cachorra também chegou com uma fratura no fêmur. Ela diz que há possibilidade que um acidente tenha causado a fratura e ocasionado o ferimento onde estavam as larvas. Apesar disso, a presidente reitera que não é possível afirmar, já que ela foi encontrada na rua. De toda forma, ela ainda precisará passar por uma avaliação e, talvez, faça cirurgia devido ao machucado.

Centenas de larvas foram retiradas da ferida do animal em clínica veterinária de ONG de Santos, SP — Foto: Reprodução/ONG Viva Bicho
Centenas de larvas foram retiradas da ferida do animal em clínica veterinária de ONG de Santos, SP — Foto: Reprodução/ONG Viva Bicho

O tratamento é realizado na clínica veterinária parceira da ONG. O tratamento para a ferida foi o primeiro a ser feito, mas ela segue internada. “[Para tratar] a gente dá um remédio porque as larvas morrem. A gente tira a grande parte com a pinça, dá a medicação durante três dias e faz limpeza normal. É rápido que fecha a ‘bicheira'”, explicou a presidente.

Segundo ela, as moradoras que encontraram a cachorrinha pagaram os primeiros dois dias de internação e, depois a própria ONG arcou com os custos e ficou responsável pela cadela, que será tratada até se recuperar completamente. A história da cadelinha, inclusive, foi contada nas redes sociais da organização, onde teve grande repercussão.

“A situação dela é muito triste. Uma cadela tão nova, mas tão judiada. Luz foi levada para atendimento na Clínica Viva Bicho (clínica particular parceira da ONG) e precisou ficar internada. Nós não conseguíamos tirar a carinha dela da cabeça e queríamos muito ficar com ela, mas não tínhamos espaço e precisávamos doar algum cão para poder assumi-la, e assim foi!”, diz a postagem.

A cachorra continuará em tratamento e vai passar por avaliação para saber se será necessário fazer cirurgia. Depois da recuperação, ela ficará disponível para adoção.

Cachorra segue em ONG de Santos e, após recuperação, ficará disponível para adoção — Foto: Reprodução/ONG Viva Bicho
Cachorra segue em ONG de Santos e, após recuperação, ficará disponível para adoção — Foto: Reprodução/ONG Viva Bicho

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.