Cachorro Sansão recebe alta e será preparado para o uso de próteses

Cachorro Sansão recebe alta e será preparado para o uso de próteses
Sansão é alegria de todos no hospital onde foi internado, segundo a veterinária Ticiana Dornas. Foto: Ticiana Dornas/ Arquivo Pessoal

Depois de quase 20 dias internado, o cachorro Sansão – que teve as duas patas traseiras decepadas por um vizinho – já está praticamente recuperado e vai deixar o hospital veterinário onde recebe o tratamento ainda neste sábado (25).  

Quem deu a boa notícia foi a veterinária que cuida dele, Ticiana Dornas. Segundo ela, o cachorro já está praticamente livre de infecções e também da anemia e por isso ele já pode ir para a casa e continuar o tratamento por lá. 

“Ele está super bem. Já está bem menos anêmico, já se alimenta normalmente, faz suas necessidade fisiológicas também. O quadro infeccioso ainda há resquícios. Os exames não apontam mais, mas quando vamos fazer os curativos ainda notamos um pouco de secreção, mas é melhor para ele que vá para casa e continue o tratamento lá”, explicou. 

Ticiana não esconde a satisfação de ver seu paciente recuperado. A veterinária afirma que a forma como ele reagiu ao tratamento é surpreendente. “O jeito que ele chegou aqui e o jeito que estou devolvendo ele para a família é surpreendente. Hoje ele é um novo cachorro, bem mais alegre, ativo, brincalhão”, comentou.

“Vamos sentir muita saudade dele aqui no hospital. Ele é um cachorro muito carinhoso, muito esperto. Adora colo, adora carinho se dá muito bem com as pessoas. Todo mundo aqui adora ele”, garantiu Ticiana.

Nova vida

Sansão agora volta para casa com duas cadeiras de rodas que vão ajudá-lo a se locomover. Os dois equipamentos foram doados durante o tempo que esteve internado. De acordo com o tutor dele, Nathan Braga, de 21 anos, algumas adaptações precisaram ser feitas na casa onde eles vivem para receber o Sansão. 

“Tivemos que fazer pequenas adaptações no imóvel. Questão espacial mesmo para facilitar a locomoção dele, mas a vida dele vai voltar ao normal e ele terá uma boa qualidade de vida, mesmo na situação que ele agora está”, afirmou Braga. 

A veterinária garante que o cachorro já está bem adaptado à cadeira de rodas e além disso consegue andar bem apenas com as duas patinhas.

“Ele se adaptou bem à situação e hoje eu posso dizer que ele terá a mesma qualidade de vida que tinha antes. Mesmo nas horas que estiver sem a cadeira, ele consegue se locomover muito bem com as duas patinhas”, afirmou Ticiane. 

Agora, segundo ela, o tratamento vai entrar em uma segunda fase: a preparação de Sansão para o uso de um prótese fixa. “As feridas precisam cicatrizar por completo ainda e ele fortalecer um pouco mais. Mas nosso objetivo é a colocação de uma prótese fixa futuramente”, contou. “Ele está fazendo fisioterapia três vezes por semana e precisa ver que gracinha. Ama as sessões, fica todo alegre”. 

A possibilidade da prótese é o desejo do tutor Nathan que acredita que a vida de Sansão será ainda melhor.

“Nosso sonho agora e vamos trabalhar para isso. Já recebemos a doação, mas o Sansão ainda precisa adaptar. Como a cadeirinha não pode ficar o tempo todo nele, pois ele precisa deitar, sentar, com a prótese que é fixa, ele será bem mais livre”, ressaltou.

Justiça

Segundo Braga, a família busca também a responsabilização dos agressores de Sansão. 

“Queremos sim que eles sejam responsabilizados tanto na vara criminal como na cívil e vamos atrás disso sim”, afirmou. 

Sansão foi vítima de agressão por parte dos vizinhos da empresa onde ele vivia. No dia 7 de julho, o cachorro pulou o muro e os agressores o seguraram e cortaram as duas patas. 

Na época, os autores alegaram que agiram dessa forma pois Sansão estava atacando um outro cachorro que era deles. 

Um dos agressores foi multado também por maus tratos a outros animais.

Por Franco Malheiro

Fonte: O Tempo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.