Cachorro vítima de maus-tratos é resgatado no Cidade Satélite, em Boa Vista, RR

Cachorro vítima de maus-tratos é resgatado no Cidade Satélite, em Boa Vista, RR
Cachorro vítima de maus-tratos regstadado pelos policiais (Foto: Divulgação)

Um cachorro vítima de maus-tratos foi resgatado por uma Equipe do Primeiro Batalhão da Polícia Militar (1° BPM), no bairro Cidade Satélite, no final da manhã desse sábado, 20. O casal de venezuelanos, Z.D.C.G., de 43 anos, e H.J.Y., de 48 anos, foram presos em flagrante pelo crime.

De acordo com informações da polícia, ao chegar à residência, os policiais foram atendidos por Z.D.C.G., que ao ser questionada sobre ter algum cachorro em situação de maus-tratos, a mulher os levou até o fundo do quintal.

Os policiais encontraram o animal sujo, ferido, magro, debilitado, em meio a fezes e amarrado por corrente sob o sol sem estrutura coberta. A mulher informou que encontrou o cachorro a cerca de dois meses em uma praça e que decidiu cuidá-lo, porém sem ter os meios necessários.

O marido dela chegou à residência e afirmou ter encontrado o animal há quatro meses em uma praça, entrando em contradição com a esposa. Questionado em como o cachorro tinha ficado naquelas condições, H.J.Y. respondeu que não tinha o valor de R$ 156 para providenciar o tratamento.

De imediato, a equipe solicitou que o cachorro colocado sob a sombra e com água fresca. Uma guarnição do Canil, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), com a presença de um veterinário foi acionada. No local, o especialista constatou os maus-tratos apontando a presença de feridas e larvas na pele do animal.

Foi feito o contato com Organizações Não Governamentais (ONGs), que realizam o resgate de animais nessa situação, e uma delas se comprometeu em custear os medicamentos para o tratamento. Uma mulher que reside na residência se comprometeu em realizar os cuidados necessários.

Diante dos fatos, o casal foi preso em flagrante e encaminhado à Central de Flagrantes para as providências legais e cabíveis.

Maltratar animais é crime e a pena varia de 2 a 5 anos de prisão. Quem pratica ato de maus tratos, seja contra animal doméstico ou silvestre, responderá em âmbito administrativo e penal. As punições que podem ser aplicadas imediatamente, como multas e apreensão do animal.

Fonte: Folha de Boa Vista

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.