Cadela adotada por PMs e batizada de ‘Sustenta’ está desaparecida e motiva inquérito no ES

Cadela adotada por PMs e batizada de ‘Sustenta’ está desaparecida e motiva inquérito no ES
Cadela virou xodó de policiais no ES (Foto: Reprodução)

Um sargento da PM é alvo de um Inquérito Policial Militar (IPM) por posar em uma foto com uma cadela de rua adotada por militares da 13ª Cia. Independente do 4º Batalhão, em Vila Velha. O animal foi batizado de “Sustenta”, termo que, segundo a portaria que instaura o inquérito, faz referência à greve dos militares em fevereiro e seria a expressão usada por PMs para que continuassem com a paralisação.

A foto do sargento com a cadelinha foi publicada no site da Associação de Cabos e Soldados do Espírito Santo (ACS) no dia 16 de julho.

Na matéria, no entanto, não há qualquer referência explícita à greve da PM. No texto, os policiais pedem doação de ração e ajuda veterinária para o animal, que eles afirmam ser muito dócil.

Matéria estava no site da ACS (Foto: Reprodução/ACS)

Segundo o presidente da ACS, sargento Renato Martins Conceição, a matéria ficou poucas horas no ar.

“Eu mesmo pedi pra retirar, mas não porque haja algo errado nela. O objetivo da matéria era arrecadar ração e procurar um veterinário para a cadela. Retirei porque eu sei que há uma animosidade e eu não queria aumentar esse clima”, afirmou.

Ainda de acordo com o sargento, houve uma “interpretação equivocada” em relação ao nome da cadela.

“Foi uma brincadeira que pegou. Não tem mais essa conotação que eles afirmam”, explica. Ele avalia ainda que a abertura de uma investigação sobre o nome da cadela é “exagerada”. “Acho que a polícia tem coisa mais importante para se preocupar do que isso”.

Nesta quinta-feira (20), advogados da associação estiveram na corregedoria acompanhando o sargento que é alvo do inquérito.

Desaparecida

Para colocar ainda mais lenha na fogueira, a cadela que fazia a alegria dos PMs do 4º BPM desapareceu sem deixar rastros.

Os policiais estariam tristes pois se apegaram ao animal. “Tem PM que está triste, que desenvolveu carinho pelo cachorro, já tinha dado roupinha e cobertas por causa do frio”, conta o presidente da ACS.

Investigação irá para a Justiça Militar

Segundo o tenente Anthony, da Polícia Militar, a Corregedoria instaurou o procedimento com o objetivo de apurar o contexto da matéria que foi divulgada.

“Ao final da investigação, o processo será encaminhado para a Justiça Militar Estadual que adotará as medidas cabíveis”, afirmou por meio de nota.

Por Natalia Bourguignon

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: Pois é, o inquérito é por conta do nome dado à cadela e não pelo desaparecimento…

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *