Canários-da-terra são resgatados dentro de carro em situação de maus-tratos em Uberlândia, MG; VÍDEO

Canários-da-terra são resgatados dentro de carro em situação de maus-tratos em Uberlândia, MG; VÍDEO
261 canários-da-terra foram resgatados dentro de carro em rodovia de Uberlândia — Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação

A Polícia de Meio Ambiente resgatou 261 canários-da-terra em situação de maus-tratos no Km 12 da MGC-497, na quinta-feira (2), em Uberlândia. Entre os pássaros, dois deles estavam mortos. Também foram apreendidos oito itens usados para transportar os animais (veja vídeo abaixo).

VÍDEO: 261 Canários-da-terra são resgatados em situação de maus-tratos em Uberlândia

Os canários, que não tinham anilha e registro, estavam sendo transportados em um carro, abordado na rodovia. Eles estavam sem água e alimento, em um espaço abafado, quente e apertados, com acúmulo de sujeira e fezes.

O motorista admitiu para a polícia que era dono dos pássaros. Ele disse ainda que comprou as aves em Goiás e que iria vendê-las no estado de São Paulo. Ele não tinha autorização de órgão ambiental para ter, transportar ou vender os canários.

Os policiais autuaram o homem por manter pássaros da fauna silvestre em cativeiro, com multa de R$ 401.692. Ele também foi detido pelo crime contra o meio ambiente, mas liberado com um Termo de Compromisso para comparecer no juizado quando chamado.

Os canários passaram por exames, tiveram cuidados especiais e depois foram soltos na natureza (veja vídeo abaixo). Os equipamentos usados para transportá-los foram destruídos e descartados.

VÍDEO: Canários-da-terra são libertos em Uberlândia

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.