Cão some e é encontrado dias depois com ajuda de microchip no Rio; identificação é obrigatória

Cão some e é encontrado dias depois com ajuda de microchip no Rio; identificação é obrigatória
Personal Carlos Henrique (com o pet) e Waldo Alberto, que o encontrou — Foto: Divulgação

Um yorkshire de 1 ano se reencontrou com o tutor depois de passar dias sumido no Rio de Janeiro. Yoshi tinha se perdido do personal trainer Carlos Henrique de Oliveira durante um passeio na praça 15 no último dia do ano.

Uma semana depois, ele foi encontrado por um homem em situação de rua e levado ao serviço veterinário do PAR Carioca (Ponto de Apoio na Rua), na Praça da Cruz Vermelha. Lá, os veterinários perceberam que o cão estava cadastrado no sistema geral de animais do Município do Rio, através do microchip.

Com as informações presentes no dispositivo, o tutor foi localizado, e o cão, devolvido. Waldo Alberto, o senhor que o encontrou, disse que pegou o cachorro com um outro homem.

“Foram dias tensos, comecei o ano muito preocupado. Eu sou muito grato ao Waldo, graças a ele pude recuperar o meu cachorro”, desabafou o personal.

A microchipagem foi aprovada por uma lei no ano passado e regulamentada no dia 22 de janeiro. A partir disso, os tutores têm 180 dias para se adequar às normas. A instalação do dispositivo garante uma identidade pet — que é enviada ao dono.

Se o cachorro fugir ou se perder, poderá ser identificado por qualquer veterinário com acesso ao sistema. O microchip também coíbe o abandono de animais.

Tem custo para a instalação do chip?

No momento, os microchips já podem instalados gratuitamente em cães e gatos no Centro de Zoonoses Paulo Dacorso Filho, em Santa Cruz, na Zona Oeste.

Já no Centro de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, na Mangueira, na Zona Norte do Rio, há um custo de R$ 31,63.

Mas a Secretaria Municipal de Saúde informou que, após a regulamentação da lei, vai fazer uma grande campanha e divulgar um calendário nos bairros para a implantação do microchip e o registro de graça.

O que consta nos chips?

Nome do dono e dados do pet, como nome, idade, raça, cor e histórico de vacinação.

O chip rastreia os animais?

Não, o chip não tem GPS para localização dos animais.

Se não há GPS, como achar um pet perdido?

Animais abandonados ou perdidos, ao serem encontrados, podem ter o chip verificado e, assim, encontrar os dados dos donos para que sejam localizados.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.