Capivari de Baixo (SC) poderá ter uma unidade de triagem e adaptação de aves

Capivari de Baixo (SC) poderá ter uma unidade de triagem e adaptação de aves

Uma reunião na sexta-feira (11) com representantes de diversas instituições, no Parque Ambiental Encantos do Sul, em Capivari de Baixo, marcou o início das tratativas que devem culminar na implantação da Unidade de Triagem e Adaptação de Aves da Fauna (UTAF) nas dependências do Parque Ambiental.

A ideia de implantação da Unidade surgiu da parceria já existente entre o Parque Ambiental, a Delegacia Civil de Crimes Ambientais, que esporadicamente promovem a soltura de animais silvestres apreendidos ou recuperados, nas dependências do Parque. A última soltura ocorreu no dia 5 de junho, na abertura da Semana do Meio Ambiente, finalizada na última sexta-feira, 11. Os municípios da Amurel atualmente utilizam o Parque Ecológico de Maracajá para fazer este trabalho de triagem e adaptação e sentem necessidade de uma unidade mais próxima, para esta finalidade.

Agora, além destas três entidades, o projeto contará também com o apoio da prefeitura de Capivari de Baixo, através da Secretaria de Obras, Viação, Trânsito e Meio Ambiente. O secretário desta pasta, Adam Machado, o prefeito Vicente Corrêa Costa, a diretora de Meio Ambiente Camila Guimarães, o presidente suplente do Parque, Luiz César Fernandes, e o sub-tenente da Policia Militar Ambiental de Laguna Agnaldo pereira estavam presentes.

“A Unidade agregará ainda mais valor ao Parque Ambiental, que já têm diversas ações e projetos em andamento envolvendo o meio ambiente. As negociações estão bem avançadas e estamos com muita expectativa de que o projeto se concretize muito em breve”, adianta a engenheira agrônoma responsável pelos projetos de meio ambiente do parque, Mylena de Medeiros, que também participou da reunião, ocorrida no Parque.

“A Secretaria de Obras, Viação, Trânsito e Meio Ambiente ficará responsável pelas instalações físicas do local, com uso de máquinas e mão de obra necessárias para a implantação, além da interlocução com o Instituto de Meio Ambiente – IMA para elaboração dos trâmites da legislação”, informa a diretora de Meio Ambiente, Camila Guimarães. Na próxima quarta-feira, 16, haverá uma reunião entre a Secretaria e o IMA para iniciar a construção da legislação pertinente.

Por Jailson Vieira Alves

Fonte: Notisul

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.