Caraguatatuba (SP) levará serviço de castração gratuita para os bairros durante todo o ano

Caraguatatuba (SP) levará serviço de castração gratuita para os bairros durante todo o ano
Além de atendimento diário no CCZ, Prefeitura levará serviço de castração gratuita aos bairros (Fotos: Luis Gava / PMC)

O Centro de Controle de Zooneses (CCZ), em parceria com seis clínicas veterinárias do município, já disponibiliza atendimento diário de 20 animais, das 9h às 12h.

Porém, em função da grande demanda neste início de campanha, a equipe técnica optou por descentralizar também os serviços de microchipagem e os encaminhamentos da castração.

O projeto piloto foi realizado no último final de semana na EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira, no bairro da Tabatinga. No local, foram realizados 16 atendimentos.

“Já estamos montando o cronograma de atendimento aos sábados nos bairros, que é uma forma de atender as pessoas que trabalham ou não tem condições de se deslocar até o CCZ”, ressalta o veterinário Guilherme Garrido.

Outras medidas também foram anunciadas pelo secretário de Saúde, Amauri Toledo. “Não necessita entrar em desespero, pois a campanha prossegue o ano todo. Serão 20 vagas no CCZ e vamos levar o atendimento nos bairros. Para facilitar o trabalho, vamos montar uma Central de Regulação Animal e para este ano ainda teremos o Castra Móvel”, explica o secretário de Saúde, Amauri Toledo.

Ainda de acordo com o secretário, os casos de pessoas que possuam mais de cinco animais entram em um cadastro a parte para agendar a microchipagem e a castração.

“Pela legislação, cada pessoa pode ter até cinco animais. Porém, há casos de adoção e trabalhos de Ongs, que entram em outro perfil de atendimento. Porém, todos terão a garantia dos serviços”, salienta.

Critérios e encaminhamento

Os interessados em buscar o atendimento devem levar ao Centro do Controle de Zoonoses os seguintes documentos: cópias do RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda (no máximo três salários mínimos), além de estar acompanhado de seu animal para realizar a microchipagem.

Após a microchipagem, o tutor do animal recebe um encaminhamento de castração para a clínica veterinária mais próxima de seu endereço.

As clínicas participantes são: Clínica Vet Life, no bairro Jardim Primavera; Clínica Inoue, no Jardim Aruá; Clínica Praia Pet, no bairro Sumaré; Clínica Vet Perequê, no Perequê-Mirim; Clínica Vet Massaguaçu, no bairro Capricórnio e a Clínica Praia dos Bichos, no Indaiá.

Lembrando que as cirurgias de castração são agendadas de acordo com a demanda das clínicas.

Serviço:

CCZ – Centro de Controle de Zoonoses
Endereço: Rua Ministro Dilson Funaro, 115, Jardim Britânia
Telefones: (12) 3887-6085 ou 3887-6888

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *