Carroceiros protestam na Câmara Municipal de BH contra projeto sobre categoria

Carroceiros protestam na Câmara Municipal de BH contra projeto sobre categoria
Carroceiros protestam contra projeto que prevê a retirada deles das ruas de Belo Horizonte (Foto: G1 / Reprodução)

Carroceiros de Belo Horizonte protestaram nesta sexta-feira (14) contra o projeto de lei aprovado em 1º turno pela Câmara Municipal, que prevê o fim do transporte por tração animal.

O texto, que cria o programa Carreto do Bem, propõe a substituição gradativa do transporte por cavalos para motocicletas, acopladas a uma caçamba.

O autor do projeto, vereador Oswaldo Lopes (PHS), disse que detalhou a proposta, que prevê subsídio da prefeitura para a compra de veículos. A votação em 2º turno deve ser no mês que vem.

De acordo com a Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), a capital tem hoje 1.545 carroceiros cadastrados.

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: Se o projeto que tira os cavalos da escravidão não considerar também o destino dos carroceiros, sua aprovação sempre será mais difícil, o que no fim acaba por prejudicar os animais. É fundamental dar alternativas e perspectivas de trabalho, seja pela questão humana, seja porque sem elas aumentam as resistências à libertação dos animais. A falta de um plano para os cidadãos acaba influenciando os parlamentares a votar contra o projeto de lei. Tão importante quanto a existência destas alternativas (que, pela matéria, estão sendo propostas) é o conhecimento delas pelos carroceiros. E, considerando o perfil sócio-econômico dos carroceiros, os veículos citados devem ser doados a eles, e não parcialmente subsidiados. Por fim, há que se ter um plano para o encaminhamento e cuidado com os animais libertados.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *