Casal japonês ajuda mais de 3,000 cachorros construindo cadeiras de rodas; fotos

Casal japonês ajuda mais de 3,000 cachorros construindo cadeiras de rodas; fotos
via: Couple builds 3,000 custom wheelchairs to help dogs walk : The Asahi Shimbun

Desolados por verem Sweepea, seu amado cachorro dachshund, tornar-se incapaz de andar em 2013, o casal Eiji (61) e Hiromi Kawanishi (55), fabricaram uma cadeira de rodas personalizada para que seu cachorro e tiveram ótimos resultados.

Tudo começou quando o cão do casal, antes de completar 8 anos de idade, foi diagnosticado com uma hérnia de disco na coluna espinhal, paralisando a parte inferior do seu corpo. Devido ao stress de não poder andar livremente Sweepea perdeu peso, indo de 7 kg a 3 kg na época.

Após consulta com veterinário, os Kawanishis compraram uma cadeira de rodas fabricadas para cachorros, no entanto, notaram que as correias da cadeira não se ajustavam bem ao dachshund.

Créditos da imagem: asahi.com

Eiji, confiante das suas próprias capacidades manuais, comprou ferramentas e materiais em home centers, e sozinho substituiu as correias e rodas da cadeira.

Créditos da imagem: asahi.com

Após as melhorias levaram Sweepea para um parque próximo usando a cadeira de rodas personalizada por Eiji, onde o cão começou a correr, agitando as folhas caídas com as rodas. Com os passeios o cão recuperou o seu apetite e ganhou peso.

Quando uma nova cadeira de rodas se tornou necessária, Eiji construiu uma cadeira de rodas personalizada a partir do zero. Passou dois meses para completá-la, testando-a no Sweepea à medida que ia aperfeiçoando os detalhes. O esforço custou-lhe 300.000 ienes ($2.860), uma vez que exigiu a compra de um conjunto completo de ferramentas e outros materiais.

Créditos da imagem: asahi.com

Um dia enquanto passeava com Sweepea, Kawanishi foi abordado por outro dono de cão que perguntou onde tinha conseguido a cadeira de rodas, pessoa teria desabafado que seu cão também não podia andar devido a uma hérnia.

Sentido pelo acontecimento Kawanishi e a sua esposa notaram que não eram os únicos desesperados por encontrar formas de ajudar seus animais de estimação em tais circunstâncias.

Foi então que Eiji transformou a sua garagem em um estúdio para fazer cadeiras de rodas personalizadas para outros animais de estimação. E assim surgiu o Estúdio Sweepea.

Diferentemente das cadeiras de rodas disponíveis comercialmente (vendidas em apenas três tamanhos: grandes, médios e pequenos), Eiji faz cadeiras personalizadas, ele mede o comprimento do corpo, pernas, e outras partes de cada cão até ao milímetro exato antes de começar a trabalhar. Ele também presta muita atenção à forma como os músculos do cão se desenvolveram, o seu centro de peso e como o seu corpo se movimenta.

Outro ponto relevante é que os produtos comerciais custam entre 50.000 e 100.000 ienes, as cadeiras de rodas de Eiji são vendidas entre o valor de 20.000 e menos de 40.000 ienes. Kawasaki diz que a sua prioridade não é lucro e sim que o maior número possível de cães necessitados possam utilizar as suas cadeiras de rodas.

Até hoje, o casal já constriu aproximadamente mais de 3.000 cadeiras de rodas para cães, incluindo clientes em Nova Iorque e Shanghai.

“As cadeiras de rodas não são apenas uma ferramenta que ajuda a passear. São como uma parte do corpo que ajuda o cão a manter-se saudável e a viver com o seu dono o máximo de tempo possível”, disse Eiji. “Quero reduzir o fardo para os donos e fazer os cães felizes até aos seus últimos dias”.

(Foto do cachorro do casal Sweepea. Créditos da imagem: Estúdio Sweepea).

Para maiores informações consulte o website do Estúdio Sweepea.

Por Isadora Tiemi

Fonte: Dia a Dia

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.