Casal responsável por cães abandonados em chácara vai responder por maus-tratos em liberdade

Casal responsável por cães abandonados em chácara vai responder por maus-tratos em liberdade
Cães vítimas de maus-tratos aguardam adoção em Piracicaba (Foto: Reprodução/EPTV)

O casal responsável pelos cães que foram encontrados abandonados em uma chácara de Piracicaba (SP) prestou depoimento na delegacia nesta sexta-feira (18). O homem de 28 anos e a mulher de 51 disseram à polícia que passam por problemas financeiros e que as doações que recebiam não eram suficientes para tratar dos animais. Após o depoimento, eles foram liberados e vão responder pelo crime de maus-tratos em liberdade.

Ainda segundo a polícia, eles afirmaram que não moravam mais na chácara, mas iam lá de vez em quando. O dono da propriedade disse que alugava a chácara para o casal desde 2012 e que não sabia do abandono dos cães.

“Nós ficamos chocados. Nós não tínhamos nenhum conhecimento do que estava acontecendo aqui com os animais”, lamenta o proprietário da chácara, Carlos Eduardo Oliveira.

Abandono

Quase 60 animais foram encontrados na segunda-feira (14) com sinais de maus-tratos em uma operação da Polícia Civil e do Centro de Controle de Zoonoses. Os animais estavam na chácara, no bairro Godinhos, na periferia da cidade, com pouca comida, em um ambiente sem higiene e alguns com ferimentos. Um cachorro foi encontrado morto.

Durante a semana, eles foram tratados pela zoonoses do município com medicamentos e foram alimentados. Apesar disso, ainda há muita sujeira no local, mas o veterinário responsável afirma que a limpeza será feita ainda no início desta semana.

“Precisa sim de uma força-tarefa, uma limpeza geral, retirada de todo o material, para que a gente possa atuar de um forma mais eficaz”, diz o veterinário do Centro de Zoonoses, Paulo Roberto Lara.

Um dos animais encontrado na chácara de Piracicaba (Foto: Reprodução/EPTV)
Um dos animais encontrado na chácara de Piracicaba (Foto: Reprodução/EPTV)

Doações

Instituições de proteção aos animais agora buscam donos para os cachorros abandonados na chácara. Dos 56 cães encontrados no local, 15 já foram recolhidos por antigos donos ou levados para lares transitórios. O restante ainda aguarda pra ser adotado.

A cuidadora de animais Anali Pansiera está ajudando a receber doações como ração, remédios e material de limpeza para tratar dos cães que continuam na chácara, e faz um alerta para pessoas que adotam bichos e depois não tem condições de cuidar.

“A gente está batalhando pela adoção desses animais. Pode ser que em um mês a gente resolva a situação, como pode ser em mais meses por aí”, pondera a cuidadora de animais.

Quem quiser adotar um animal deve entrar em contato com o canil de Piracicaba: (19) 3427-2721.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *