Cavalo vítima de maus-tratos é abandonado no centro de Aracaju; VÍDEO

Cavalo vítima de maus-tratos é abandonado no centro de Aracaju; VÍDEO

No fim da manhã desta quarta-feira (3), um cavalo vítima de maus-tratos foi abandonado por um carroceiro na rua Senador Rollemberg, no bairro São José, região central de Aracaju.

Populares presentes no local relataram que após perceber que o animal apresentava exaustão e que não conseguia mais andar, o suposto dono teria desprendido o cavalo da carroça e abandonado ele no local.

Um bombeiro civil que presenciou a cena e ajudou a socorrer o animal disse que além de agonizar, o equino apresentava ferimentos em uma das patas, na região da barriga e nariz.

Na tentativa de amenizar o sofrimento do cavalo, moradores da região colocaram pedaços de papelão e jogaram água para hidratá-lo até a chegada das autoridades.

Procurada pelo Portal A8se, a Delegacia de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama) disse que uma equipe foi até o local para averiguar o caso, dando início a investigação.

Em nota, a equipe do Centro de Apreensão de Animais, da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), disse que o animal foi encaminhado para um veterinário e apresenta sinais de desidratação, cólica e escoriações pelo corpo.

O ato de maltratar animais é crime, e segundo o Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98, a prática de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, pode acarretar em detenção de três meses a um ano, e multa.

A Depama pede a ajuda da população para identificar o suspeito de abandonar o cavalo. Informações podem ser repassadas pelo disk denúncia da Polícia Civil, através do 181.

Fonte: Portal A8SE

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.