Centro de tratamento de animais em Staten Island celebra a luz natural

Centro de tratamento de animais em Staten Island celebra a luz natural
Centro de Cuidados com Animais. @ Eduard Hueber

É um daqueles edifícios onde se abranda para dar ver melhor, tentando descobrir para que serve. Não se parece com um típico abrigo para animais. Isto porque o Centro de Cuidados com Animais de Staten Island, em Nova Iorque (EUA), está verdadeiramente concentrado em cuidar de animais necessitados.

O Centro de Cuidados com Animais de Staten Island é dedicado à memória de Tommy Monahan. Ele era um residente de Staten Island e tinha nove anos de idade quando perdeu a vida a tentar salvar os seus animais de estimação durante um incêndio. Consequentemente, todo o desenho do centro de cuidados dedicado a ele foi criado para dar prioridade ao bem-estar dos animais, explica o “Inhabitat”.

Segundo a mesma fonte, as salas de guarda dos animais encontram-se no exterior do edifício, que tem paredes de vidro cheias. Além disso, isto dá aos animais muito sol para desfrutar. O incrível design foi também criado pela Garrison Architects, uma empresa que acredita que o mundo exterior deve ser utilizado para informar o design do edifício.

Entretanto, as áreas de escritórios estão posicionadas perto do centro do edifício. Um envelope de policarbonato envolve então todo o edifício para maximizar a luz natural. Um campo de recreio, uma área envidraçada dentro do edifício, cria um caminho para a ventilação natural. Isto significa que a energia térmica pode ser recuperada a partir do ar extraído. Além disso, plantas tolerantes à seca que são indígenas à área compõem o desenho paisagístico. Isto cria uma paisagem de baixa manutenção e com pouca água para o edifício.

De facto, esta paisagem do centro de tratamento de animais foi concebida tendo em mente os animais de estimação. Isto cria um design verdadeiramente inovador e um tipo muito único de centro de tratamento de animais. O seu bem-estar é colocado em primeiro lugar, o que não é algo que se veja em abrigos que deveriam ter sido sempre sobre animais.

Com projetos como este a servir de inspiração, mais lugares concebidos para animais serão na realidade projetados com eles como o foco.

Fonte: Green Savers / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.