Cervo é resgatado em avenida da Zona Sul de Porto Alegre, RS

Cervo é resgatado em avenida da Zona Sul de Porto Alegre, RS
Cervo foi encontrado em avenida na Zona Sul de Porto Alegre durante a madrugada desta quarta-feira (15) (Foto: EPTC/Divulgação)

Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) resgataram na madrugada desta quarta-feira (15) um cervo que vagava pela Avenida Otto Niemeyer, em plena área urbana na Zona Sul de Porto Alegre.

Ele foi levado para o abrigo de animais da EPTC, onde o veterinário atestou que se tratava de um cervo de aproximadamente um ano e meio de idade. Ele apresentava um corte na mandíbula, por isso foi medicado com antibióticos e analgésicos.

“É um fato inusitado por se tratar de um animal silvestre não domesticado em ambiente urbano. Estamos acostumados com animais de grande porte, como cavalos ou bovinos soltos nas vias, mas nunca havia visto um cervo em uma avenida urbana”, relatou o chefe do setor de Veículos de Tração Animal da EPTC, Gilberto Machado Fonseca.

O cervo encontrado é visto em outras regiões do Rio Grande do Sul, mas Gilberto diz que, mesmo na Zona Rural de Porto Alegre, nunca tinha ouvido falar da presença deste tipo de animal na região.

“Não sabemos a procedência dele, se estava sendo criado em alguma residência, se estava confinado, se saltou de algum veículo”, comenta.

O veterinário prestou os primeiros cuidados ao cervo, que não corre riscos, mas as autoridades ambientais estaduais foram acionadas, uma vez que o abrigo da EPTC não tem estrutura adequada para manter o cervo por muito tempo.

“Encaminhamos o caso aos órgãos ambientais do estado quanto à situação do animal porque não temos estrutura para mantê-lo sob a nossa guarda e cuidado. Então, tão logo termine o feriado, e dado o nosso cuidado paliativo, esperamos que o Batalhão Ambiental [da Brigada Militar] possa conduzi-lo, ou que seja levado para alguma clínica ou abrigo”, afirma Gilberto.

Veterinário aplicou antibióticos por conta de um corte na mandíbula (Foto: EPTC/Divulgação)
Veterinário aplicou antibióticos por conta de um corte na mandíbula (Foto: EPTC/Divulgação)

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *