Coelhos eram abatidos com porretes em criadouro clandestino de Diadema, SP

Coelhos eram abatidos com porretes em criadouro clandestino de Diadema, SP

Policiais da DICMA (Delegacia de Investigações de Crimes contra o Meio Ambiente) de Diadema flagraram uma criação clandestina de coelhos na Vila Conceição. Os animais, mantidos juntos com galos e galinhas, estavam em situação de maus-tratos.

Os coelhos são vendidos para consumo por R$ 30, abatidos com um porrete e limpos na residência do aposentado José Messias Filho, 83 anos.

Foram localizados cerca de 20 coelhos, entre adultos e filhotes. Muitos apresentam sinais de sarna, fungos e outras doenças. Os galos e galinhas, segundo o proprietário, não são vendidos para consumo humano.

O agente policial Sidney Santos, responsável pela operação, explicou que a perícia vai até o local para fazer os registros e constatar os maus-tratos, para posterior elaboração de laudo. O responsável pelo imóvel vai ser conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos e deve ser indiciado pelo crime de maus tratos. Por se tratar de coelhos e galináceos, o responsável deve ser liberado para responder em liberdade.

Integrantes de ONGs (Organizações Não Governamentais) de defesa animal acompanham a ação e vão ficar com os animais apreendidos. Uma veterinária do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Diadema também integra a equipe. 

Por Aline Melo

Fonte: Diário do Grande do ABC


Nota do Olhar Animal: A forma como os animais explorados para consumo são tratados são um terrível agravante em relação ao problema fundamental, que é o abate em si e a injustiça que ele representa ao abreviar a vida de um ser senciente.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.