Curitiba (PR) ganha centro de medicina veterinária com atendimento gratuito

Curitiba (PR) ganha centro de medicina veterinária com atendimento gratuito
Entre outros serviços, espaço ofertará atendimento médico veterinário social e castrações para animais de famílias em situação de vulnerabilidade (Foto: Marcos Solivan / Divulgação)

A cidade de Curitiba (PR) acaba de ganhar um Centro de Medicina Veterinária do Coletivo. Desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), o centro vai além de uma clínica veterinária e agrega diversos serviços que objetivam o bem-estar de pets e tutores.

Inaugurado no último dia 14, inicialmente, o espaço ofertará atendimento médico veterinário social e castrações para pets de famílias em situação de vulnerabilidade e animais abandonados cuidados por protetores independentes; perícia de bichos vivos e curso de banho e tosa para jovens em situação de vulnerabilidade.

Com o tempo, o espaço também contará com outros serviços, como a Assistência Social Veterinária, uma clínica de interação humano-animal e Consultoria em Saúde Única. No primeiro caso, o projeto apoiará tutores com dificuldades para arcar com as despesas médicas de seus animais, além de auxiliá-los em momentos de luto e pessoas com transtorno de acumulação de animais.

A clínica, por sua vez, tem como objetivo fortalecer o vínculo humano-animal, melhorar os níveis de bem-estar dos pets, prevenir maus-tratos, negligência, abuso e o abandono. Dentre as atividades desenvolvidas, haverá o aconselhamento de tutores que adotaram bichos com problemas comportamentais, adestramento e consultoria para abrigos de cães e gatos.

Já o serviço de Consultoria em Saúde Única será responsável pela avaliação e diagnóstico epidemiológico de situações de risco envolvendo saúde animal, humana e ambiental; avaliação e acompanhamento de pessoas com transtorno de acumulação, entre outros.

Área multidisciplinar

Segundo a UFPR, a Medicina Veterinária do Coletivo (MVC) é uma nova área multidisciplinar que utiliza conhecimentos da Saúde Coletiva, Medicina de Abrigos, Medicina Veterinária Legal e de Desastres para promover a saúde e o bem-estar dos indivíduos, famílias, comunidades e entorno, considerando os animais como parte integrante dessas representações, sendo que a área foi reconhecida como uma nova especialidade pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária em 2021.

“Um dos pilares do Centro de MVC da UFPR são as práticas médico-veterinárias sociais cujo enfoque são as famílias multiespécies em situação de vulnerabilidade. Os trabalhos interdisciplinares envolvem profissionais da assistência social e psicologia da UFPR e das Prefeituras da região metropolitana. É a medicina veterinária atuando estrategicamente para a promoção da saúde de seres humanos e animais”, explica a professora Rita Garcia, que faz parte da equipe responsável pelo projeto.

O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo da UFPR contará com seis salas de atendimento, banheiros e estacionamento (Foto: Marcos Solivan/ Divulgação)
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo da UFPR contará com seis salas de atendimento, banheiros e estacionamento (Foto: Marcos Solivan/ Divulgação)

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo da UFPR

Quando: Segundas às sextas, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Para cadastrar o atendimento é necessário ligar no número 41 99267-7406 ou preencher um formulário no site da instituição.

Onde: Atrás do Hospital Veterinário, Setor de Ciências Agrárias – r. Funcionários, 1540, Cabral, Curitiba, PR.

Por Gladys Magalhães

Fonte: Vida de Bicho

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.