Curitiba: suposto abandono de cão na Avenida do Batel chama atenção e causa revolta; vídeo

Curitiba: suposto abandono de cão na Avenida do Batel chama atenção e causa revolta; vídeo
O vídeo foi registrado na Avenida do Batel, em Curitiba. Foto: Reprodução

O suposto abandono de um cachorro foi flagrado na Avenida do Batel, uma das mais famosas de Curitiba, na tarde deste domingo (26). O caso chamou a atenção e revoltou quem circulava pela região. (Assista ao vídeo no final)

Segundo relatos, um cachorro foi visto correndo no meio da rua, atrás de um veículo Celta. A situação chegou a causar um certo congestionamento, no trecho entre as ruas Ângelo Sampaio e Teixeira Coelho, como relatou um advogado que presenciou a situação.

A testemunha estava de carro com o irmão e, ao perceber o que parecia ser um caso de abandono, começou a filmar a cena com o telefone celular.

“Pra quem estava ali e presenciou, é nítida a situação de abandono”, disse o advogado, por telefone, em conversa com a reportagem da Banda B, na manhã desta segunda-feira (27). Ele preferiu não se identificar por medo de represália por parte da pessoa envolvida no caso.

De acordo com o relato da testemunha – possível de perceber também nas imagens gravadas, apesar de ser um vídeo muito curto -, o animal corre especificamente atrás do Celta, parecendo querer alcançar o carro.

Mesmo quando o automóvel faz a conversão à direita, para sair da Avenida do Batel e entrar na Rua Teixeira Coelho, o cão continua a seguir o veículo.

Diante do que viu, o advogado ligou para a polícia na hora.

“Eu tava com meu irmão de carro na Comendador Araújo. Antes de chegar na esquina com a Avenida do Bbatel, vi esse Celta estacionado na Comendador, quase na esquina. O carro tava ligado, com luz do freio acesa. Quando a gente entrou na Avenida do Batel, já estava congestionada a avenida, porque esse cachorro tava perdido no meio da pista, no meio dos carros”, relatou o advogado.

E complementou:

“Da esquina da Rua Ângelo Sampaio até a esquina da Rua Teixeira Coelho, o cachorro foi seguindo somente o Celta. No sinal, o Celta parou e o cachorro ficou parado do lado do carro.”

Na leitura de toda a cena feita pelo advogado, provavelmente o ocupante do Celta tenha estacionado o carro, deixado o cachorro na calçada e ido embora.

“Foi exatamente a cena que a gente viu. Aquilo ali não é comum. Nenhum cachorro de rua sai correndo aleatório, duas quadras atrás de um carro. O carro faz a curva e o cachorro continua correndo atrás.”

Caso de suposto abandono gera indignação

A testemunha não conseguiu pegar os dados da placa do carro por conta do reflexo do sol que batia momento. Mas ele acionou a polícia na mesma hora pelo número 190. Ele conta que ainda ficou mais de uma hora tentando encontrar o cão na região e que chegou a ver uma viatura pela área.

O advogado revela estar indignado com a situação e cobra uma explicação do ocupante do Celta sobre o caso.

“Já é revoltante quando vê na televisão, geralmente em lugar afastado, em bairro, mas não na Avenida do Batel. Isso que chama mais atenção ainda. Já divulguei em rede social. Acho que essa pessoa tem que se explicar pra polícia, qual o motivo do cachorro estar seguindo somente o carro dele”, declarou.

Dezembro é o mês com mais abandonos de animais, destaca delegado

O mês de dezembro é o mês no qual ocorrem mais abandonos de animais, afirma o delegado Matheus Laiola, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). O principal motivo, segundo ele, são as viagens e as férias.

Laiola lembra que esse tipo de ato é considerado crime ambiental.

“Isso é considerado crime de maus tratos. Se condenada, a pessoa pode pegar até cinco anos de prisão, além de multa e proibição de obter outros animais”, explica o delegado.

Ele sugere que o tutor se programe antes de viajar, caso não seja possível levar o animal junto. “Deixe com alguém com responsabilidade, em algum hotel, em casa de amigo, de parente, mas não abandone. A gente está falando de uma vida, que tem sentimento, não está falando de um objeto.”

Caso presencie algum caso de abandono, o delegado pede que a população procure pela Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria Municipal ao Meio Ambiente ou Ministério Público para denunciar.

Em caso de dúvidas, o contato da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (41) 32516200.

Vídeo do momento em que o cão supostamente abandonado corre atrás do Celta

Por Carol Nery e Rafael Torquato

Fonte: Banda B

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.