Curso de Psicologia nos EUA tem disciplina para treinar cães de abrigo

Curso de Psicologia nos EUA tem disciplina para treinar cães de abrigo
Treinamento de cães de abrigo faz parte de disciplina de graduação em Pscologia nos EUA. Crédito da Imagem: Divulgação / Hotcourses Brasil

A disciplina “Aprendizagem e Comportamento Canino” da graduação de Psicologia na Saint Francis University, nos Estados Unidos, combina o estudo de teorias de aprendizagem tradicionais e contemporâneas com uma experiência ativa de treinamento comportamental centrado em cães.

Basicamente, o curso une o útil ao agradável para quem ama animais – concluir uma matéria do bacharelado enquanto ajuda a adestrar cachorros que vivem em canis à espera da adoção.

Aprendizagem e Comportamento Canino

O curso foi criado pela professora Shlomit Flaisher-Grinberg. Para o site The Conversation, ela contou que seu amor pelos animais a levou a ser voluntária em abrigos desde pequena, mas foi só quando começou a lecionar psicologia que descobriu outra forma de apoiar o bem-estar canino.

Segundo o site da Saint Francis University, a disciplina abrange educação, interação, vínculo humano-animal e terapia assistida por animais. “O curso ensina os alunos a aplicar técnicas de análise e modificação comportamental no treinamento de cães de abrigo. (…) Também explora os benefícios emocionais, psicológicos e fisiológicos do vínculo humano-animal, como a redução do estresse, ao integrar os cães em ambientes educacionais e terapêuticos”, explica Flaisher-Grinberg.

A disciplina é co-ministrada por uma adestradora de cães especializada e tem parcerias com canis da região de Loretto, na Pensilvânia, onde a universidade está localizada. Dessa forma, além de promover um engajamento comunitário e instruir os estudantes a ter um impacto positivo na sociedade usando princípios de aprendizagem psicológica, o curso também treina cachorros de abrigo com comportamentos problemáticos, como medo, destrutividade e desobediência, para aumentar suas chances de encontrar um lar permanente ou até mesmo de se tornarem cães de serviço.

“Acredito que ao treinar cães de abrigo e aprender a redigir propostas de subsídios para organizações sem fins lucrativos, os meus alunos tornam-se cidadãos éticos e responsáveis, tanto local como globalmente”, conclui a professora.

Como é de se esperar, além da teoria, a matéria “Aprendizagem e Comportamento Canino” tem muita aula prática. Para participar, o estudante precisa da permissão da instrutora, porque as turmas são pequenas e selecionadas.

No final do semestre, os cães treinados passam por uma cerimônia de graduação e ganham um certificado de “Bom Cidadão Canino”.

Fonte: Vestibular Brasil Escola

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.