De avestruz a veado-campeiro: dono de pesqueiro em Indaiatuba (sp) é detido suspeito por maus tratos contra 80 animais, diz polícia

De avestruz a veado-campeiro: dono de pesqueiro em Indaiatuba (sp) é detido suspeito por maus tratos contra 80 animais, diz polícia
Animais silvestres encontrados em pesqueiro de Indaiatuba — Foto: Polícia Civil

O dono de um pesqueiro em Indaiatuba (SP) foi detido durante uma operação da Polícia Civil por suspeita de maus tratos contra animais. A equipe da Delegacia de Investigações Gerais de Campinas (DIG) informou que foi ao local após uma série de denúncias e constatou que no local eram mantidos 80 animais de diversas espécies de forma ilegal para exposição aos frequentadores do restaurante.

Segundo a polícia, os maus tratos foram constatados na terça-feira (2) diante da falta de estrutura do espaço e condições que os animais foram encontrados na região do Parque Residencial Indaia.

“Todos os animais estavam em exposição aos frequentadores do estabelecimento, e todas essas pessoas tinham acesso direto e próximo a todos os animais […] no interior do viveiro dos macacos haviam latas metálicas de refrigerente, objetos plásticos e restos de comida servidas”, diz boletim.

Os animais apreendidos e encaminhados para uma organização não-governamental foram:

1 veado-campeiro
1 jacaré- do-papo-amarelo
1 tartaruga
2 macacos-prego
4 saguis
1 arara-azul
5 araras-canindé
2 araras-vermelhas
3 faisões
2 papagaios
1 pônei
6 caprinos
23 calopsitas
1 papagaio-de-coleira
5 pássaros red rumped
1 agapornis
3 emus
1 avestruz
1 tucano-de-bico-verde
14 porquinhos-da-Índia
2 cobras

O suspeito, de 25 anos, alegou que tinha toda documentação dos animais após fazer aquisições em criadouros autorizados, e defendeu que os animais não eram mantidos em maus tratos. A polícia determinou a prisão em flagrante, mas depois arbitrou fiança de um salário mínimo para liberação.

O que diz o estabelecimento?
Em nota, o pesqueiro afirmou repudiar a prática de maus-tratos e disse ser vítima de injustiça.

Confira, abaixo, o texto na íntegra:

“Nós do pesqueiro possuímos um carinho e um amor incondicional referente a todos os animais sem distinção de espécie. Repudiamos a prática de maus-tratos a qualquer tipo de animal, que são seres vivos e merecem o todo cuido e respeito.

Agradecemos a Deus em primeiro lugar, por sermos os guardiões desses animais, o qual virou uma das nossas missões de vida. Nossa estrutura possui uma área de 4 alqueires, sendo destinado exclusivamente para os animais 1 alqueire e meio (quase 36 mil metros quadrados). Todos os nossos animais são bem tratados e com a devida higienização, e alimentados ao longo do dia, e conforme especificações de nossos veterinários.

Nossa família é pautada na retidão, e sempre nos colocamos a disposição para poder fazer doações de alimentos para Ongs, que cuidam e resgatam animais em situação de risco, porque amamos os animais. A justiça será feita, nossa advogada Dr. Claudia Píeres Oliva, já está tomando as medidas judiciais cabíveis, vamos provar que somos vítimas de injustiça. Todos os animais foram retirados da nossa propriedade com vida, e bem cuidado para serem transportados dessa forma.”

Arara apreendida após operação em pesqueiro de Indaiatuba — Foto: Polícia Civil
Arara apreendida após operação em pesqueiro de Indaiatuba — Foto: Polícia Civil

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.