Desembargador do TJPB mantém decisão que obriga construção do Centro de Controle de Zoonoses em Patos, PB

Desembargador do TJPB mantém decisão que obriga construção do Centro de Controle de Zoonoses em Patos, PB
Foto: Reprodução/Internauta

Nesta sexta-feira, dia 24 de março, o desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Marcos William de Oliveira, manteve a decisão da 4ª Vara Mista contra o Município de Patos para que seja construído o Centro de Controle de Zoonoses.

A ação foi movida pelo Ministério Público Estadual (MPE), provocada pelo professor Ronaldo Leite, que tem denunciado o município de Patos diante da problemática dos animais de rua. O desembargador Marcos William foi o relator da ação.

No recurso, a gestão municipal alegou que medidas para o controle populacional dos animais de rua na cidade já vinham sendo adotadas e que o Poder Judiciário não poderia intervir e determinar a construção do Centro de Zoonoses.

No entanto, o desembargador teve outro entendimento com base nas leis vigentes e determinou a construção do órgão.

“Por oportuno, vale registrar que tanto a sentença quanto o Acórdão foram claros ao verificarem a inércia da edilidade na solução do problema apresentado nos autos…que ficou comprovado nos autos, pelo Parquet, o Município de Patos restou omisso na criação de centro de zoonoses e fatores biológicos de risco, estabelecimento fundamental para o desenvolvimento de atividades de vigilância ambiental e controle de zoonoses e doenças transmitidas por vetores… que o problema afeta a qualidade de vida da população”, diz um trecho da decisão.

A Prefeitura de Patos alegou falta de recursos para a construção do Centro de Controle de Zoonoses, todavia, o desembargador ponderou que por mais que exista limitação financeira por parte da gestão, não poderia ser invocada como recusa a cumprir preceito constitucional, garantindo, ao cidadão, o mínimo de condições para uma vida digna.

Para visualizar a decisão, CLIQUE AQUI

Por Felipe Vilar

Fonte: Patos Online

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.