Em cativeiro há mais de 50 anos, orca ganha ajuda de bilionário para encontrar liberdade

Em cativeiro há mais de 50 anos, orca ganha ajuda de bilionário para encontrar liberdade
Baleia orca Tokitae. Foto: Getty Images

Na década de 70, dezenas de orcas foram capturadas e tiveram seus bebês vendidos para “animar” espetáculos em parques aquáticos. Entre esses filhotes estava a orca Tokitae, também conhecida pelo nome popular “Lolita”, que passou sua vida no apertado Miami Seaquarium, considerado o menor recinto de orcas na América do Norte. Hoje, aos 57 anos, Tokitae está próxima da liberdade.

Após décadas de pressão de ativistas dos direitos dos animais e do bilionário filantropo Jim Irsay, o parque concordou em enviar o animal para um santuário de baleias. Mas o processo de deslocamento de um gigante dos mares exige cuidados e é dispendioso. Para a sorte de Tokitae, o processo será facilitado por Irsay, que está apoiando o plano de US$ 20 milhões para libertar a orca, relata o site Business Insider.

O plano, que deverá ser executado dentro de 18 a 24 meses, envolve a retirada da orca por via aérea. Ela seria então transportada dentro de um tanque especial em um avião cargueiro. Com seus cuidadores, ela atravessará os Estados Unidos em uma viagem de mais de 4 mil quilômetros até o aeroporto de Seattle, Washington, onde Tokitae seria levada de caminhão para o Mar de Salish.

Segundo o site, mais de US$ 500 mil já foram gastos nos “sistemas de suporte de vida” de Tokitae para a viagem, incluindo filtros para a água do tanque que simulará uma piscina. Como as orcas são seres sociais, Tokitae poderá ter, ao longo da jornada, a companhia de Lii, um golfinho do Pacífico que tem compartilhado o recinto com ela no parque aquático.

Fonte: Um Só Planeta

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.